Curta no Facebook

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Marvin Gaye - "What's Going On" (1971)


"Veja, guerra não é a resposta
Pois apenas o amor pode conquistar o ódio"
da letra de 
"What's Going On"



Álbum imortal na história da música. Disco envolto em lendas, tragédias e polêmicas, "What's Going On" foi o disco que a Motown não queria. A gravadora não via comercialmente com bons olhos o projeto idealizado por seu artista e sua intenção de dar um novo rumo à sua obra. Enquanto isso na vida pessoal do cantor, sua parceira de palco e composições, Tammi Terrel, havia morrido vítima de um tumor cerebral e muito em consequência disso as drogas voltavam a frequentar seu mudo de maneira, novamente, assídua e preocupante. Depois de um período de reclusão e praticamente abandono da carreira, a obra-prima "What's Going On" floresce como um raio de sol. Uma obra introspectiva amarrada por um fio condutor único entremeando suas faixas por uma espécie de melodia comum, em arranjos nada menos que primorosos cuja peça principal, como não podia deixar de ser, é sua faixa-título, um apelo de tolerância, paz e amor que incrivelmente permanece tão relevante nos dias atuais quanto lá em 1971.
Numa espécie de sinfonia, onde, em alguns momentos, mal se percebe a passagem de uma faixa para a outra, onde os temas são quase comuns a elas e sua linha de cordas percorre generosamente a todas alinhavando-as docemente, destacam-se também, além da já mencionada "What's Going On", "What's Happening Brother", uma espécie de continuação mais suingada da anterior; a incrível "Save The Children" de interpretação emocionante de Gaye; o grito ecológico, muito antes que o assunto fosse tão badalado, "Mercy Mercy Me (The Ecology)"; e a espetacular faixa final, "Inner City Blues (Make Me Wanna Holler)" com sua linha de baixo sinuosa e insinuante.
Se "What's Going On" não conseguiu mudar o homem, o mundo, ao menos conseguiu mudar a música e a soul nunca mais foi a mesma, assimilando elementos de orquestra de uma maneira inovadora e mudando o formato comercial das canções do estilo. "What's Goin On" permanece extremamente atual sonoramente e em sua mensagem cuja pergunta que dá nome do disco, em tempos de tamanho descontrole e intolerância, permanece tão pertinente quanto na época em que foi feita. Entre tantos discos do que se chamou de soul music, talvez poucos mereçam tanto o rótulo como este. Um disco verdadeiramente feito com a alma.
**************

FAIXAS:

  1. What’s Going On
  2. What’s Happening Brother
  3. Flyin’ High (In The Friendly Sky)
  4. Save The Children
  5. God Is Love
  6. Mercy Mercy Me (The Ecology)
  7. Right On
  8. Wholy Holy
  9. Inner City Blues (Make Me Wanna Holler)

**************
Ouça o Disco:
Marvin Gaye What's Going On


Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário