Curta no Facebook

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Agosto, Mês do Aniversário do ClyBlog







As pessoas, de um modo geral, costumam demonizar o mês de agosto, em muitos casos gratuitamente, sem que ele tenha lhes feito mal algum, sem que nele tenha ocorrido qualquer fato relevantemente negativo que não tivesse acontecido em qualquer outro dos onze meses do ano. Atribui-se ao oitavo mês do ano uma série de títulos pouco elogiosos, responsabilidades injustas e predicados nada agradáveis repetindo chavões batidos como "mês do desgosto", "mês do cachorro louco" como se seus trinta e um dias guardassem por alguma maldição todas as desgraças do mundo. Não raro ouve-se até que agosto seria um mês ruim por ser o que gente importante morreu, sendo Getúlio Vargas o mais comum de associar-se a este período que, aí, para justificar a má fama do mês até por uma aura quase beatificada parece ficar coberto. Mas não é só ele, vão na carona Elvis, Raul Seixas, John Lennon e outros só pra reforçar a tal reputação maldita do agosto.
De minha parte, pra começar, nunca tive nada contra agosto na minha vida desde sempre, mas com o passar dos tempos o mês oito acabou me reservando algumas grandes alegrias que, contrariando a maioria, acabaram fazendo com que se tornasse um mês especial. Lá pelos idos dos anos 90, minha banda amadora, a HímenElástico fazia seu primeiro e marcante show no município de Alvorada, vizinho a Porto Alegre, numa sexta-feira 13 de agosto, abrindo a apresentação com uma marcha fúnebre, celebrando a data também tida como sinistra, e aos poucos vencendo a desconfiança do público fazendo um show matador até conquistar definitivamente a audiência no final. Um dos grandes momentos da minha vida e tenho certeza que do meu irmão Daniel Rodrigues e do meu primo Lucio Agacê, ex-integrantes da banda, hoje parceiros de ClyBlog. Mais adiante, superando um período acadêmico um tanto conturbado, depois de ter concluído meu trabalho de diplomação entre as madrugadas frias de julho assistindo aos jogos da Copa do Mundo de 2002 da Coreia/Japão, foi marcada para agosto minha cerimônia de formatura, momento marcante não só pelo passo pessoal e profissional em minha vida naquele momento mas também pelo momento emocionante da homenagem à minha mãe guerreira que fez de tudo para que eu conseguisse chegar àquele momento vitorioso.
 Outros agostos vieram com novas vitórias, derrotas, fatos bons, ruins, alegrias, tristezas e a vida, que tem dessas coisas quis que no início de 2006 eu acabasse no Rio de Janeiro. Naquele ano, meu time do coração o Sport Club Internacional, no dia 16 de agosto conquistaria pela primeira vez o tão sonhado título sul-americano em seu estádio em Porto Alegre. Ironia do destino: exatamente no ano em que saía da minha cidade o clube era campeão lá, no estádio onde nunca deixara de ir e assistira a inúmeras decisões, muitas delas, nas décadas que precederam aquele momento, marcadas pelo fracasso. Naquela ocasião acompanhei à distância. Estava em um emprego novo, não podia faltar ao trabalho para viajar e de qualquer forma ainda estava tentando me estabilizar na nova cidade, mas em 18 de agosto de 2010, já um pouco mais estruturado no Rio e diante de uma nova decisão de Libertadores, numa jornada apaixonada e quase inconsequente me toquei para Porto Alegre para ver no estádio, no Beira-Rio, com meus próprios olhos e exorcizar meus fantasmas de derrotas do passado, o Bi da América. Era agosto me trazendo mais uma alegria.
Mas a maior delas ainda estaria por vir. Em 11 de agosto do ano seguinte viria ao mundo meu maior tesouro, minha filha, uma leonina, saudável, linda e inteligente que tornou-se a razão superior da minha vida. Tem como eu não gostar de agosto?
E por essas cargas d'água, sem ter premeditado nada, uma das coisas mais legais que fiz e que tenho feito na vida, um dos projetos criativos mais amplos e abrangentes que tive a oportunidade de criar teve seu início num agosto. Em 26 de agosto de 2008 estava em ação na internet o ClyBlog, no início sem saber muito bem o que pretendia, sem um formato, sem uma ideia definida mas com a intenção de ser o meio onde eu pudesse expôr meu material criativo em todos os segmentos nos quais eu tivesse qualquer coisa para apresentar. Para quem? Para quem quisesse ver, para quem por acaso topasse com aquilo na internet, para minha família, para amigos... O ClyBlog tornou-se um projeto apaixonante. Não é um blog gigante com milhares de visualizações por dia, mas pelo que acompanho, nos gerenciamentos de página, atinge o público certo: quem QUER ler uma crônica, quem QUER ler um conto, um poema, quem tem interesse por música, por arte, por cinema. A sensação que eu tenho é que quem entra na página do blog, LÊ o blog, VÊ o conteúdo e não apenas passa por acaso e segue em frente. Por isso, mais do que em qualquer outra situação, é mais importante é a qualidade do leitor do que a quantidade.
Pois esta ideia individual ganhou corpo, ganhou um parceiro valiosíssimo, ganhou colaboradores, foi se desenvolvendo, ganhou seções, participações especiais importantes, teve seus textos valorizados ganhando espaço em publicações e coletâneas e chega agora, neste agosto de 2016, aos 8 anos. A partir de hoje, desta semana até o final de agosto, o ClyBlog estará comemorando seu aniversário e por esses dias teremos além das publicações habituais, algumas publicações especiais e algumas surpresas.
Temos prazer em fazer o blog e esperamos que quem o visite, leia, veja também o tenha pois a nossa intenção é fazer um blog com coisas que gostaríamos de encontrar quando 'navegamos' por aí ou buscamos alguma informação e por isso procuramos fazer um espaço virtual ágil e diversificado, conseguindo com isso colocar, expôr e expressar todas as nossas paixões, preferências e manifestações sem direcioná-lo especificamente em um só assunto ou modelo.
São oito anos de prazer em criar e sempre estar apresentando algo novo. Sempre manter nossas páginas com alguma coisa no mínimo interessante, instigante, inventiva. Quem vai ler? Quem vai ver? Os amigos, os parentes, quem topar com a gente na internet... Ou seja, continuamos do mesmo jeito que há oito anos atrás. Este momento é apenas mais um novo começo.



Cly Reis
editor-chefe

Nenhum comentário:

Postar um comentário