Curta no Facebook

domingo, 29 de maio de 2011

"Pedaços de um Caderno Manchado de Vinho", de Charles Bukowski (2010) - L&PM



"Estilo significa guerrear sem escudo.
Estilo significa não ter frente de batalha.
Estilo significa a mais absoluta naturalidade.
Estilo significa um homem sozinho com um bilhão de homesn em volta."
Charles Bukowski


Passei ontem pelas últimas páginas de "Pedaços de um Caderno Manchado de Vinho" de Charles Bucowski, uma coletânea de textos variados e de origens diversas de um dos mais controvertidos escritores dos últimos tempos e um dos melhores a meu juízo. Apesar de admirador do estilo e da obra do autor, tenho que admitir que este livro em especial não enquadra-se entre os melhores de sua bibliografia, até mesmo por este caráter variado das procedências que faz com que o mesmo perca algum sentido de unidade. Com resenhas para jornais, artigos para revistas, crônicas, contos, críticas literárias e escritos perdidos nunca publicados até então, o livro de certa forma percorre a carreira do escritor e acompanha sua evolução. Nem tudo tem lá muita qualidade. A escrita do Velho Safado mostra-se por vezes ainda um tanto incipiente, um tanto sem rumo, sem alvo certo, onde em alguns casos até a velha e característica verborragia incontida e impiedosa não consegue atender nem aos próprios princípios literários.


Porém mesmo com alguns defeitos nesta coletânea, Buk consegue ser melhor do que a maioria dos escritores contemporâneos e que as coisas que se lê hoje em dia. Seu texto tem energia, tem vigor, tem forma, tem objetivo, fúria, mesmo quando simplesmente põe linhas aparentemente desordenadas e sai atacando tudo no escuro.

Falando assim pode parecer que "Pedaços de um Cadernos Manchado de Vinho" é só um amontoado de escritos fora de propósito, o que em absoluto seria verdade: O livro traz preciosas apreciações literárias sobre Hemingway, Pound e Artaud; ensaios sobre conceitos pessoais de escrita e estilo; e contos admiráveis com as marcas registradas do velho beberrão.

Algumas das muitas "Notas de um Velho Safado" que aparecem neste livro, nome da antiga coluna publicada em revistas ao longo de sua carreira, são rigorosamente imperdíveis, outras bem dispensáveis; sua "Antologia de Artaud" é simplesmente magnífica; o bom conto "Malhação" tem toda a boa e velha sujeira e putaria de Bucowski; já o ótimo "20 Tanques para Kasseldown" traz uma admirável sutileza, uma aura de mistério e um tom sombrio e pessimista. Também deve-se destacar outros contos de ficção como o curioso "Como tudo começou" e o emocionante "Eu conheço o Mestre", além do espetacular "O Outro", um misto de romance policial, espionagem e sobrenatural que (tomara que Buk não esteja lendo isso no outro mundo mas), lembra o "Horla" de Maupassant. Os ensaios literários também merecem menção, sobretudo dois deles, o notável "Sobre a matemática da respiração e do estilo" e o lindíssimo "Treinamento Básico", um apaixonado manifesto que fecha o livro com tudo o que um leitor pode querer ler da essência de um escritor.

Se formos comparar com outras obras de Charles Bukowksi, como o livro de contos "Crônicas de um Amor Louco", as reflexões filosóficas de "O Capitão Saiu para o Almoço e os Marinheiros Tomaram Conta do Navio", ou o excelente romance policial "Pulp", certamante este aqui fica lá para trás, mas vale sempre pelo jeito turrão e 'mal-humorado', vale pela escrita, pelo jeito autêntico de escrever, vale pela visão da vida sob um ponto de vista mais cru e mundano, vale pelo humor, pelo sarcasmo,... e se não vale por tudo isso, vale ao menos pela curiosidade. Para os fãs, como eu, um prato cheio.



Cly Reis

Um comentário:

  1. Conseguiste definir bem Bukowski, quando diz da energia, vigor, forma e fúria. No livro que eu li, senti que ele assemelha-se a um vulcão sempre ativo, tal é a sua furia que nem ele mesmo se suporta e que para ele escrever é quase como respirar, sem o que não encontra calma den -tro de si. Também não é modesto, não encontra em escritores de seu tempo, ningém melhor do que ele. Acha que a maioria deles só escreve mediocridades. Também passei a admirá-lo. Iara

    ResponderExcluir