Curta no Facebook

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

"Joy Division: Unknown Pleasures - A biografia definitiva da cult band mais influente de todos os tempos", de Peter Hook - Ed. Seoman (2015)




" Este livro é a verdade,
somente a verdade
e nada mais que a verdade...
do modo que me lembro!"
Peter Hook





Que livro legal.
Que coisa boa de ler.
Peter Hook, baixista fundador da lendária Joy Division, surpreende pela desenvoltura e fluidez num relato honesto, sincero e bem-humorado. Hook, é verdade, às vezes se atrapalha um pouco, sai da linha de narração, volta para o ponto onde estava mas o faz bem e o andamento não fica prejudicado, o que para todo caso, pode ser socorrido por linhas de tempo ao final de cada período narrado pelo autor. Mas sua "desordem" não chega a se constituir num defeito. Pelo contrário, acho que confere mais espontaneidade à biografia e, de certa forma é um dos charmes dela.
Devo admitir que hesitei um pouco em adquirir e ler seu "Joy Division: Unknown Pleasures - A biografia definitiva da cult band mais influente de todos os tempos" acreditando que, em função das brigas com Bernard Sumner, das farpas com o New Order e dos processos judiciais que envolvem as partes, Hook viesse a ser muito parcial e tendencioso em seus relatos e análises dos fatos, mas isso com certeza não acontece. Ele revê erros, admite margem para possíveis equívocos, elogia e valoriza constantemente Barney, sem a mágoa, e constantemente se expõe, muitas vezes até de maneira comovente. 
"Joy Division: Unknown Pleasures" tem o grande benefício da memória de um dos integrantes que estava lá o tempo todo, e, por vezes, o charme da falta dela. Alguns episódios ficam nebulosos, mal contados mas o essencial, os momentos marcantes e importantes da banda são contados em detalhes  e, como eu falei, com a grande vantagem da impressão de alguém que vivenciou o instante. Os primeiros shows, o processo de composição, as gravações dos álbuns, os ataques de Ian. Nada melhor do que tudo isso ser relatado por alguém que fez parte daquilo tudo de maneira decisiva.
É bonito perceber o quanto ele admirava Ian Curtis, sua inteligência, sua presença de palco, sua liderança, e o quanto sente e ainda se questiona sobre o que poderia ter feito de diferente, de melhor para salvar o amigo. Legal também a enorme consideração que manifesta pelo produtor Martin Hannett, qualificando-o como gênio, mesmo admitindo discordâncias na época das gravações dos álbuns e até ainda hoje, alguma reprovação a alguns resultados finais para algumas músicas do Joy Division; saber que sua preferida é "Insight"; do orgulho de que um riff  seu, como o de "She's Lost Control", tenha sido cantado por alguém que admirava tanto quanto Ian e tenha se tornado um dos mais marcantes da banda; as pequenas pinceladas do que viria a ser o New Order; e as análises faixa a faixa das músicas dos dois álbuns da banda.
O livro traz diversas curiosidades, fatos engraçados, coisas de estrada, sacanagens entre bandas e muitas outras coisas que envolvem um grupo de rock, mas para mim uma das mais interessantes talvez tenha sido o fato de que um amplificador com defeito foi o que veio a definir o jeito de tocar de Peter Hook, nas notas altas, um dos baixistas que mais admiro e um dos estilos mais marcantes do mundo do rock.
Baita livro. Super-recomendo!


Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário