Curta no Facebook

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Quadrinhos no Cinema #10 - "Oldboy", de Park Chan-wook (2003)



Hipnotizante, uma historia que foge da realidade, para falar a verdade bem maluca, com personagens bem estereotipados mas que funcionam muito bem. Não posso falar muito do filme por que ele merece ser visto. "Oldboy" um roteiro inteligente e cheio de reviravoltas que irão fazer você ficar de boca aberta.
Sem saber por quem e nem porquê, Oh Dae-su (Min-sik Cho) fica preso em um quarto durante 15 anos. Ao sair daquele lugar procura entender o que se passou em sua vida. Mesmo afastado de tudo, Oh Dae-su foi acusado de matar sua mulher e agora quer vingança, custe o que custar.
O inicio do filme pode parecer meio confuso e pode ser bem difícil absorver os primeiros 15 minutos mas passado o susto inicial, (não o da violência, porque essa só aumenta) você já consegue entender o filme, e se identificar com Oh Dae-su.  Aliás, este é um aspecto bem interessante do filme (para alguns), estilo violento exagerado com cenas tão fortes que fazem por vezes você virar o rosto para outro lado, ao melhor estilo Tarantino (detalhe: este filme ganhou o prêmio do júri em Cannes no seu ano de lançamento. Sabem que era o presidente do júri? Ele mesmo, Tarantino).
Dae-su (Min-sik Choi), nem preciso falar nada.
Min-sik Choi no papel de Oh Dae-su, tem uma atuação formidável conseguindo transmitir toda loucura de um homem que fica preso por muitos anos. Tudo funciona no personagem para o torná-lo carismático. Oh Dae-su, não agrada apenas pelas ótimas cenas de luta, como na MARAVILHOSA sequência da luta com o martelo (assim que ele pegar o martelo, você só para de olhar para a tela depois que ele largar o martelo, ok?), mas também pelos dramas que passa. Enquanto você esta distraído com a ação frenética e sangue jorrando, o filme tenta mostrar a influência da televisão na vida das pessoas. Oh Dae-su, passa praticamente 24 horas por dia, enquanto esta preso, assistindo à TV, e através dela aprende a lutar. É a sua janela para mundo como para muitos também é a internet .
Oh Dae-su e Mido: que casal! ops...que dupla.
É um filme de formação. Oh Dae-su, tem apenas uma certeza: a vingança. O resto são dúvidas, o que aconteceu com sua filha? Por que ele estava preso? O que mudou no mundo? E vamos acompanhando essa formação do personagem, psicológica e física. Falando assim por cima, Oh Dae-su parece um personagem unidimensional que só pensa em vingança, mas não é, neste processo de descobrir o homem que lhe tirou a liberdade, muitas coisas acontecem que eu não vou revelar. Kang Hye Jung está ótima como Mi-do, de aparência frágil e delicada mas de personagem muito forte, acaba se tornando uma grande aliada de Oh Dae-su. Não tem tanta evolução como o personagem principal, mas é igualmente importante no desenrolar da trama. O vilão é ótimo, mas não vou falar muito dele porque se você não viu filme vai estragar sua experiência (Ei, psiu! Se viu, chega aqui pertinho. Que FDP esse Lee Woo-jin, não é?)
Park Chan-wook tem uma direção competente a excelente narrativa. Nada no filme é por acaso, tudo que esta em cena tem algum sentido, uma importância, como as asinhas no começo do filme, por exemplo. Prepare-se para ficar hipnotizado por "Oldboy", só não saia por aí dando spoilers. Cuide muito bem da sua língua.
Que sequência espetacular!


Nenhum comentário:

Postar um comentário