Curta no Facebook

domingo, 7 de fevereiro de 2021

"Golpe Baixo", de Robert Aldrich (1974) vs. "Golpe Baixo", de Peter Segal (2005)

Em clima de Superbowl, o Clássico é Clássico (e vice-versa) dessa vez será diferente. Nossa disputa não vai ser na bola redonda e não vai parar no fundo das redes. A bola agora é oval e o negócio aqui vai ser touchdown. E pra uma disputa dessas, nada melhor que um confronto entre filmes de futebol americano. "Golpe Baixo", com Burt Reynolds, de 1974, é um daqueles filmes consagrados como clássico da Sessão de Gala. Contagiante, divertido, cativante, "Golpe Baixo" é um daqueles filmes que a gente sempre lembra com carinho. Mas alguém ousou tentar igualar seu sucesso. Com um bom time, com nomes como Adam Sandler, Chris Rock e Terry Crews, David Patrick Kelly uma boa produção, uma boa trilha sonora, a refilmagem de 2005, desafia o antigo filme e agora terão que resolver lá dentro de campo.
Em ambas as versões, um ex-jogador de futebol americano, Paul Crewe, desmoralizado na carreira por, supostamente, ter participado de uma armação para "entregar" um jogo, é preso por roubar o carro da namorada, dirigir embriagado em alta velocidade, desacatar autoridade e destruir o veículo. O astro vai parar num presídio onde o diretor é aficcionado pelo esporte que consagrou Crewe e, muito a propósito, tem um time de guardas que joga numa liga amadora. Crewe é pressionado pelo diretor para que melhore seu time na liga, mas a ideia do homem que manda na penitenciária é que ele organize os presos para uma partida de exibição contra seu time de carcereiros. Depois de alguma relutância, Crewe, vê naquilo uma boa oportunidade para dar umas boas pancadas nos guardas e, basicamente, sob este pretexto, começa a convocar e convencer outros presos a jogarem em seu time. O que no início é um amontoado de desqualificados, com a ajuda de um arranja-tudo, Caretaker, e de um também ex-jogador, mais da antiga ainda, Nate Scarborough, vai melhorando o time com uma boa seleção e o ingresso de alguns detentos com características que vão somando ao que um time de futebol americano precisa, como altura, força e velocidade. E o que, de início, parecia que seria uma moleza para os guardas, vai se mostrando não ser bem assim.


"Golpe Baixo" (1974) - trailer



"Golpe Baixo" (2005) - trailer


Então, vamos ao jogo?
Pra começar, um time tem Burt Reynolds como quarterback e o outro tem Adam Sandler... Não tem nem comparação! O carisma, a qualidade dramática e a cara de safado de Burt Reynolds garantem um touchdown para o time de 1974 logo na primeira posse de bola. 6x0 e, pela risadinha clássica do Burt Reynolds, mais um  no chute extra: 7x0 no placar.
O novo filme, de um modo geral, tem até um elenco mais badalado, mais renomado, contando inclusive com o próprio Reynolds, como o veterano Scarborough, sendo que, ao contrário do que se poderia imaginar, sua presença não faz essa diferença toda e, de egeito prático, garante apenas um field-gol para o remake. 7x3 no placar. "Ah, mas tem o Chris Rock e o Terry Crews"... É, tem, mas, assim como o antigo protagonista que só fez uma pontinha, a presença da dupla de comediantes não é suficiente para um touchdown. E temos outro field-goal e mais 3 pontos no placar. Mas a resposta não demora e, se a nova versão tem Terry Crews, o original conta com Richard Kiel, o Jaws, o capanga de dentes de metal da franquia 007, como o "ameaçador" defensor, meio retardado, que só tem tamanho mas cujo cérebro é do tamanho de uma ervilha. Jaws no filme, engraçado e cativante, é um field-goal para o time de '74.
Olhando assim o jogo parece até meio equilibrado, 10x6, mas o original é  bem superior e o remake se segura como pode. A verdade é que o primeiro "Golpe Baixo" vai ganhando cinco jardinhas aqui, outras ali, pela direção, pelo andamento e, quando a gente vê já está na red zone. Aí, com um jogo bem organizado, boas sacadas e um um humor mais cru e sem frescuras, entra passeando na end zone. Tooooouuchdoooown! E pela maior naturalidade das ações, do ambiente, das cenas, marca o ponto de bonificação: 17x6.
O remake, corajoso, consegue uma boa campanha e, pela cena do recrutamento no setor dos negros, com o jogo de basquete de um contra um, marca um touchdown antes do intervalo e vai para os vestiários com apenas quatro pontos de desvantagem. "Golpe Baixo" (1974) 17 x "Golpe Baixo" (2005) 13.
Só que a segunda metade da partida entre nossos dois filmes é exatamente o jogo que acontece no filme, dos guardas contra os presos, e aí o time de 1974 sobra. A presença de cena de Burt Reynolds, a participação mais efetiva de Scarborough, o clima do jogo, as pancadas nos guardas, as lesões, a tramoia para entregar o jogo, as situações engraçadas como a do nariz quebrado, a cena da bola nas bolas do guarda... Uma sequência eficiente com boas variações de intensidade e humor, como um time que varia bem jogadas aéreas e jogo terrestre. Uma campanha rápida e segura que só poderia resultar em mais um... toooouchdooown para o time antigo. 23x13 no placar, e mais um pela torcida de cheerleaders "feminina", muito mais engraçada no primeiro filme do que na remontagem. 24x13 no marcador.
Aí, com o jogo sob controle, é só queimar o relógio e deixar o tempo passar. Mas a posse de bola ainda volta para o time de 2005 que, por sua vez, desperdiça na recriação da cena final e é interceptado. "Golpe Baixo" de '74 retorna para touchdown pela cena em que Crewe caminha parecendo tentar se misturar à multidão, ao fim do jogo, sob a mira da arma do chefe dos guardas, o Capitão Knauer, mas apenas recolhe a bola volta com aquele sorriso "insuportável" em direção ao manda-chuva do presídio.  É toooouchdooown!!! Chute extra pela cara de bunda que o diretor fica depois de ver-se duplamente derrotado e... tá lá dentro! No meio do "Y". O filme dos anos '70 põe números finais à partida: 31x13.
O remake foi caprichadinho, teve lá seus bons momentos, garantiu algumas risadas mas a superioridade do original acabou se confirmando dentro de campo.
E o grande vencedor do Superbowl do Clássico é Clássico (e vice-versa) é "Golpe Baixo", original, de 1974. Troféu, chuva de papel picado e mais um anel desse tamanho mão do MVP, Burt Reynolds.

À esquerda o filme de 1974 e à direita o de 2005:
Bem no alto, os fortões, Richard Kiel, o Jaws de 007, contra o ex-alterofilista Dalip Rana Singh;
logo abaixo ao lado de Crewe, os dois Nate Sacarborough sendo que Reynolds não acresenta nada ao personagem;
na terceira linha, o "muambeiro" de Chris Rock até é legal, mas o original de James Hampton também era muito carismático.
Na penúltima, a cena em que o diretor manda o guarda Knauer atirar em Crewe;
e pra terminar, Crewe, Reynolds e Sandler, voltando com a bola, triunfantes,
mesmo sabendo que a vitória custou mais alguns anos ali dentro. 


 

Burt Reynolds, como o astro Paul Crewe, 
mostrou estar muitas jardas à frente de Adam Sandler.





por Cly Reis

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha adorei como ficou o texto,me senti num jogo de NFL 😂 amo tanto o de 2005 quanto o de 74(❤️),mas o de 2005 pelo menos aqui em casa tem os fãs fiéis que já decoraram cada fala de tanto q assistiram !!

    ResponderExcluir
  3. Excelente narrativa!!! Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente avaliação........ Ótima narrativa. Vim até aqui ver um pouco sobre o filme antigo que AINDA não assisti e recebi uma aula de comparações e pontos positivos a serem vistos... Show

    ResponderExcluir