Curta no Facebook

domingo, 12 de março de 2023

"Triângulo da Tristeza", de Ruben Östlund (2022)

 



Tristeza é o ser humano.

No filme do sueco Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes no ano passado e indicado a três Oscar na atual edição, em meio a uma sucessão de acontecimentos bizarros, durante um cruzeiro para ricaços, temos uma dissecação mordaz do caráter do ser humano, especialmente no que diz respeito às relações de poder, e sobre como, muitas vezes, ele, o PODER, é somente uma questão de oportunidade.

Um jovem casal, ela uma influencer e ele, modelo, ganham uma viagem num luxuoso cruzeiro, no qual estarão junto a figurões de diversas áreas, novos ricos, dondocas excêntricas e milionários infelizes. A organização da embarcação não é lá essas coisas, os funcionários são despreparados, administração é confusa, as instalações deixam a desejar, o serviço é deficiente, e pra completar, o capitão, constantemente embriagado, nunca dá as caras. Não poderia dar coisa boa! No jantar de boas vindas, com um cardápio de péssimo gosto, tempestade e navio balançando, entre vômitos coletivos, privadas entupidas e um ataque pirata, o navio naufraga. Alguns sobreviventes vão parar numa ilha, onde terão que se virar com os poucos suprimentos que encontraram, e tirar da natureza o que puderem e conseguirem. O problema é que, mimados e mal-acostumados com a vida, nunca mexeram um dedo pra pegar um copo d'água, quanto mais pra pescar um peixe. Só que para sorte (ou azar) uma das sobreviventes é uma das empregadas do barco, uma copeira, uma pessoa da manutenção, que, além de ter encontrado o bote de sobrevivência, é safa e sabe fazer as coisas mais básicas que um grupo de acampamento precisaria. Mas aí que as relações de poder se invertem: se antes a humilde Abigail limpava o chão e toda a merda (literalmente) que os ricos faziam, agora, como ela mesmo afirma, naquela ilha ela é a rainha. E dessa forma, passa a, à sua maneira, dentro daquelas condições de limitação e privação geral, oprimir, tal como um governante oprime um povo, um empresário a empregados... Ela se prevalece de seu novo "poder" para chantagear, extorquir, subornar, castigar, enfim, tornar-se uma tirana, exatamente num momento que, em tese, exigiria humanização e solidariedade. Mas o ser humano não é assim, não é, mesmo?

Abigail tem a célula de sobrevivência do navio e dentro dela, biscoitos e água. Desta forma, compra a simpatia de alguns com biscoitos, impõe "respeito"  a outros ao privá-los de comida, e privilegia seus favoritos, como, por exemplo, o jovem bonitão Carl a quem é permitido dormir em seu bote em troca de favores sexuais. A relação de Carl com a 'rainha" Abigail desagrada a influencer Yaya, a deixa enciumada mas, logo, conformada com a própria impotência diante dos fatos, e submetida ao poder da líder, torna-se mansa e tão dócil quanto os demais. Só que, por conta de mais uma circunstância inusitada, talvez esse poder todo esteja ameaçado. Mas, como é da natureza do poderoso, ele vai fazer de tudo para mantê-lo.

As discussões do milionário russo do esterco, um capitalista, com o capitão de cruzeiro norte-americano, um comunista, acabam fazendo todo o sentido e ao mesmo tempo nenhum, uma vez que, independente do regime político ou econômico, sendo a sociedade capitaneada, conduzida pelo Homem, à sombra de seu caráter, quando se trata de poder, literalmente, está  todo mundo no mesmo barco. "Triângulo da Tristeza" é um pequeno retrato do mundo reduzido a um pequeno pedaço de terra. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Acima, à esq., o casal Yaya e Carl, convidado para o cruzeiro; ao lado, o caos no "jantar do Capitão";
abaixo, primeiro, Abigail, contando com uma conveniente união feminina para se estabelecer como líder; e ainda, por último, o modelo Carl desfrutando do abrigo no bote, às custas de prazeres para a "rainha da ilha".



Cly Reis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário