Curta no Facebook

terça-feira, 17 de março de 2009

The 13th. Floor Elevators "The Psychedelic Sounds of the 13th. Floor Elevators" (1966)




"Rocky Erikson e seus 13th. Floor Elevators
 foram basicamente a primeira banda de rock psicodélico
lá por 1965.
Johhny Depp, ator e músico




Não sei como é que eu cheguei até aqui na minha vida sem ter ouvido The 13th. Floor Elevators!
Fiquei curioso para ouvi-los depois que li sobre o álbum ‘The Psychedelic Sounds of the 13th. Floor Elevators”, no livro “1001 Discos para ouvir antes de morrer”, que mencionava, por exemplo, o fato do Primal Scream ter gravado a música deles “Slip Inside this House”. Achei que só pelo fato de ter merecido uma releitura em 1992 de uma banda tão vanguarda como o Primal Scream, já recomendaria bem a música em questão e a própria banda.
Não me enganei!
“Slip Inside this House” é realmente grandiosa e é tão boa quanto sua versão posterior (cada uma com méritos diferentes, é claro), só que não era do mesmo disco. Esta compõe o álbum “Easter Everywhere” e o que eu queria era ouvir o “Psychedelic Sounds...”.
Fui ouvir o tal do disco e é simplesmente demais. A capa já é uma viagem e dá uma mostra do que nos espera. O álbum com todo seu psicodelismo, é praticamente um precursor do que se chamou de “madchester”, cenário no qual figuraram bandas como o próprio Primal Scream, Stone Roses, Ride e outros tantos. Criativos, doidos, ousados, fizeram uma mistura sonora que ia desde um ensaio de progressivo a uma tendência punk. Músicas como “Reverberation”, também regravada pelo Jesus & Mary Chain, mostram claramente que os Elevators foram uma das fontes que os irmãos Reid beberam para consolidar sua sonoridade. “You’re Gonna Miss Me” é fantástica, “Kingdom of Heaven” é um blues ácido psicodélico, “Roller Coaster” é uma verdadeira montanha-russa com sua inconstância de ritmo e “Fire Engine” mantém a doideira mas com uma veia de surf music tradicional.
Imperdoável que nunca tivesse ouvido falar nessa banda vendo hoje o quão influentes eles foram e continuam sendo.
Bom, antes tarde do que nunca para eu ter descoberto o 13th. Floor Elevators.
Acesso pelo elevador principal pros caras!
Destino: décimo terceiro andar.
Sobe, sobe, sobe... até ficar bem alto.

********************* 
FAIXAS:
  1. "You Don't Know (How Young You Are)" (Powell St. John)
  2. "Through the Rhythm" (T. Hall, S. Sutherland)
  3. "Monkey Island" (Powell St. John)
  4. "Roller Coaster" (T. Hall, R. Erickson)
  5. "Fire Engine" (T. Hall, S. Sutherland, R. Erickson)
  6. "Reverberation" (T. Hall, S. Sutherland. R. Erickson)
  7. "Tried to Hide"* (T. Hall, S. Sutherland)
  8. "You're Gonna Miss Me" (R. Erickson)
  9. "I've Seen Your Face Before (Splash 1)" (C. Hall, R. Erickson)
  10. "Don't Fall Down" (T. Hall, R. Erickson)
  11. "The Kingdom Of Heaven (Is Within You)" (Powell St. John)  
************************ 
Ouça:

Nenhum comentário:

Postar um comentário