Curta no Facebook

sábado, 20 de junho de 2009

Eu acho que dá

Ainda em tempo, aproveito para comentar alguma coisa sobre a decisão da Copa do Brasil na qual o meu Colorado está envolvido e infelizmente saiu derrotado do primeiro confronto.
Quero dizer inicialmente que não faço côro com os que consideraram fundamental para a derrota a atuação do árbitro Héber Roberto Lopes. Sinceramente, apesar da rispidez do lance do lateral do Corinthians sobre o avante Alecsandro do Inter, não vi pênalti e esse papo de "força desproporcional" pra mim é bichice. Futebol é na força mesmo e é isso aí. Segundo: o fato de não ter amarelado jogadores pendurados do Corinthinas. Ora, não esqueçamos que ele também não amarelou o álvaro, único pendurado do Inter e que bem que merecia por ter entrado com as duas mãos no pescoço do "gorducho". Terceiro e a propósito de gorducho, a tal da bola em movimento no segundo gol, essa sim acho que foi importante ainda que não admita tal desatenção de uma defesa num caso desses. Mas o fato é que, verdadeiramente, esse tipo de lance, se o árbitro pára, efetivamente a jogada, dá tempo de alguém, aí sim, se postar a frente da bola, sinalizar posicionamento, da defesa recompor-se etudo mais. Este eu considero um prejuízo causado pela arbitragem, mas ao mesmo tempo vejo que 2x0 para o Corinthinas é um resultado absolutamente normal para o mandante e sendo este mandante um time grande de tradição e que teria que fazer seu score no jogo da sua casa. Sem falar que o próprio Internacional deixou de diminuir esta vantagem no lance em que o atacante Taison entrou livre de frente para o goleiro e não teve a frieza suficiente para descontar o placar, o que teria sido fundamental para o segundo jogo.
Dito isso quero afirmar algumas coisas aqui que me fazem crer que É POSSÍVEL, SIM:

1. Como disse acima, o placar de 2x0 para um time grande na sua casa, mesmo diante de outro time grande é perfeitamente normal, comum, corriqueiro. Acho que o placar que mais vi a favor do Inter em jogos contra o Corinthians no Beira-Rio deve ter sido o 2x0. Sim, é certo que as circiunstâncias não são tão comuns. Uma coisa é fazer 2x0 e outra é TER que fazer. E ainda assim, 2x0 leva a pênaltis, o que é outro martírio. Mas acho totalmente possível fazer 2x0, e digo mais: se chegar a fazer dois, vai na empolgação, na pressão e faz três e aí nem pênaltis vai precisar;

2. Em contraponto, afirma-se por aí que o Corinthians, sob a direção de Mano Menezes nunca levou três gols de diferença. Pode ser verdade, mas também é verdade que este ano o Internacional só havia levado dois gols na goleada sobre o Esportivo de Bento Gonçalves por 6x2;

3. No embalo deste placar aproveito para lembrar que o Inter tem o melhor ataque do Brasil na temporada com 93 gols e em diversas ocasiões goleou adversários no Gigante, ou seja, ineditismo de placar por ineditismo, também podemos derrubar esta marca do adversário também;

4. Sei que o Corinthians é muto mais qualificado que o Esportivo ou mesmo que o Caxias que foi à final do Gauchão e levou 8x1, seno 7x0 no primeiro tempo, mas me apego a isso também para salientar o grau de determinação, concentração e decisão do atual grupo. Quando é para decidir, para fazer resultado, para reverter, eles jogam à morte desde o primeiro minuto. É uma blitz pra cima do adversário, um sufoco. Com aquele tipo de POSTURA que o time teve nestas goleadas é bem possível que já esteja marcando gol ainda nos primeiros 10 minutos e aí a pressão coletiva sobre o adversário aumenta, seja eles o Corinthians, o Caxias, o Grêmio ou seja lá quem for;

5. Também sei que o alvinegro paulista tem jogadores experientes, um técnico matreiro e tudo mais, mas no que se refere à pressão (do time e da torcida) acho que eles sentirão um pouco sim e se sentirem, será fatal. digo isso porque notei que mesmo em casa, diante da sua torcida, sentiram os momentos que o Inter foi pra cima, principalmente nas bolas paradas, onde falharam com alguma frequência e às vezes pareciam se desconcentrar e imagino que com um uníssono ensurdecedor, na hora de um escanteio ou de uma falta ao lado da área esta concentração deva ficar bastante prejudicada;

6. Também não poso deixar de mencionar a volta de três titulares cujas ausências foram extremamente sentidas no primeiro jogo: D'Alessandro pela grande qualidade, ritmo, raça e categoria; Kléber pela igual qualidade de passe e de marcação diferentemente do reserva Marcelo Cordeiro que demsontrou grande deficiência sobretudo neste último quesito; e Nilmar que, sabemos, é infinitamente superior que seu reserva Alecsandro, é decisivo, inteligente emuito rápido. Sem desmerecer a vitória do Coringão no jogo da ida, mas sem quatro titulares importantes do adversário (inclua-se o lateral Bolívar), fica bem mais fácil;
7. Por último quero dizer que poucas vezes vi no meu clube um grupo de jogadores com tanto caráter, tanta determinação, um grupo tão unido, profissional e comprometido. Acho que coisas como essa fazem a diferença numa decisão.

Mas, com tudo isso, amigos, Colorados ou não, quero lhes dizer que, com o perdão das obviedades do tipo "vai ser difícil, eles estão em vantagem, tem que cuidar pra não tomar gol em casa", mas eu acho que dá.

agora, apenas pra não deixar de referir. O Ronaldo joga muio, mesmo, hein! Mesmo meio fora de forma e tudo mais, mas ele pega uma bola daquelas no mano-a-mano e já era. Temos que cuidar isso no segundo jogo.

2 comentários:

  1. Aê, Clayton!
    Tu sabes que eu me chateei muito mesmo depois do jogo. Como há muito tempo não me chateava por causa de um jogo de futebol. Acredito que por causa do jogo em si: as oportunidades perdidas, o jogar igual para igual fora de casa, as falhas da defesa nos gols, a desgraça de pegar um Ronaldo matador, enfim.
    Mas, remoendo o acontecimento, e até por causa das repercussões na imprensa.a recepção otimista dos torcedores na chegada do tima a Porto Alegre e a próprio sentimento que se percebe nas ruas, dois dias depois comecei a perceber o quanto dá pra chegar lá. Se não for por todos estes motivos que tu enumeraste, pelo menos estatisticamente acho que a coisa vai andar para uma vitória. Quer dizer: é 95% impossível que o Inter não faça um gol pelo menos. E no primeiro tempo. E, se fizer o primeiro, é 95% também de chance de fazer o segundo, nem que seja só no final do jogo com um toquezinho da sapatilha da mãe do Tite pra dentro da rede do Corinthians. Aí, claro, tem o sorteio dos pênaltis, mas o que quero dizer é que, se o Inter já jogou de igual lá em São Paulo, aqui o Corinthians não vai ter essa chance. O Inter vai amassar o tempo todo, mesmo que (tomara que isso não se confirme) não consiga a vitória desejada.
    Mas tu sabes que eu sonhei com o 2 x 0 três dias antes do jogo no Pacaembu? Cara, me assutei com a adicnhação! Comentei (antes do jogo) com algumas pessoas que estão querendo me colocar em programas esportivos para farer Previsões Futebolísticas". Pois é, um colega meu da rádio ABC disse no ar isso!
    E o pior: sonhei esta madrugada que o Inter tinha empatado em 1 x 1 com o Bragantino (???!!!) Sei lá o que isso quer dizer, mas o que tenho certeza é que o jogo era em Bragança Paulista, que o Inter tinha saído ganhando no 1º tempo com gol do Guiñazu e que o Bragantino empatou bem no final do jogo. Iiiiihhhhh...
    Não sonhei ainda com o segundo jogo da final da Copa do Brasil. Tomara que fique só na realidade e que os jogadores do Inter façam o que a "estatística" prevê. Mas mesmo com a "sacola" que o time levou ontem, esse título tá mais para a gente que para o Timão.
    Abraço,

    Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Acabo de ver hoje na Internet a campanha dos torcedores: Eu não acredito. Eu tenho certeza.
    É esse o sentimento.
    Sempre que acharam que não dava que estávamos acabados, fomos buscar.
    Acho que não vai ser diferente.
    Não vais ser moleza, mas acho que dá!

    ResponderExcluir