Curta no Facebook

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Os Causo de Dois Morro - Os Profiteróle



Não si pode-se falá de Dois Morro sem falá dos profiteróle.
Os profiteóle pra quem não sabe é um anemarzinho que só dá lá pelas banda de Dois Morro. São uns bichinho mui bonito, peludinho, qui por lá, si chutasse uma macega apaecia uns déis. Hove época qui as dama das Europa só usavo as pele que saío de Dois Morro. Ixcrusive as dama da famosa cidade de Quiche Loraine, na Suíça qui era na época a maior exportadera da pele do bicho.
Quem tinha mesmo uma criação de uns profiteróle bonito, gordo, bem criado, era o seu Marco Geodésico. Famoso criadô conhecido e renomado. Até que um dia, o IDOMA (Instituto Doismorrense do Meio Ambiente) proibiu a criação pramode tirá o côro do bicho. Bueno, foi o fim pro Seu Marco. A estância ficou uma tapera. Vazia, sem bicho, sem peão. Seu Marco foi à falênça, si afundô na mardita e morreu.
Teve uma vêis, antes disso, qui uma atora estranjera veio aqui em Dois Morro só pra conhecer a criação de profiteroles do Seu Marco. A tal da Jacy Borreau que trabalhou no filme "O ataque dos croissants malditos".Quando ela sôbe qui o exportamento di pele di profiteróle tava proibido, ela e ôtras mulhé importante lá di Quiche Lorraine fizero uma passeata, tudo peladona, em protestância contra a lei. Mai não adiantou nada. O IDOMA não quis nem sabê do frio que as perereca da Suíça ía sentí sem as langerrí de Dois Morro. Desde entonce, casaco, carcinha, sutiã e corpete de profiteróle viraro peça de colecionadô.
Hojendia quasi não se encontra mais profiteróle em Dois Morro. Dizque tá em extinção ou coisa parecida. Só tem quem tem criação crandestina lá no fundo dos pátio, e mesmo assim se cuidando com o IDOMA que tá sempre de ôi.


postado por Chico Lorotta

Nenhum comentário:

Postar um comentário