Curta no Facebook

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

"Pavor na Cidade dos Zumbis", de Lucio Fulci (1980)




Já que hoje é sexta-feira 13, nada melhor do que se falar sobre filmezinhos de terror.
Ganhei do meu irmão, que achou um desses sites cheios de filmes trash e baixou, o filme "Pavor na Cidade dos Zumbis".
O filme é um "lixo" num bom sentido. É grotesco, bizarro e com aqueles roteiros mal explicados e sem lógica. O que que tem de bom? De certa forma, exatamente a bizarrice. Neste tipo de filme o barato é ver a podreira, as cenas de mutilações, sangue, extirpações, o tipo dos zumbis, rir da precariedade e dos recursos técnicos.
A história gira em torno de um suicídio de um padre de uma cidade interiorana que faz com que se abram as portas do mundo dos mortos (???). Que porra de influência tinha o padre pra fazer tanto estrago? Por que AQUELE padre? Fez algum pacto com o demônio, recitou o livro dos mortos, renegou Cristo? Não sabemos. O fato é que a zumbizada começou a circular e aí o bicho pegou na cidadezinha. Lá pelas tantas um jornalista curioso e uma médium metida resolvem se meter lá e salvar o mundo também sem motivo aparente.
Legais algumas cenas de violência e sanguera, como a surpreendentemente bem feita em que um velho empurra a cabeça de um rapaz numa furadeira de bancada. O barato é que em qualquer outro filme teria um corte e passaria pra próxima cena, ou a gente só veria o sangue espirrando, a tela ficaria escura e tal, mas ali não. Mostra a broca entrando de um lado e saindo do outro. Sinistro!
Um barato também, mas extremamente podre, a cena na qual uma garota que tá de amassos num carro com o namorado, ao ver os olhos do padre (fantasma, zumbi, espectro, sei lá), começa primeiro a lacrimejar sangue, depois começa a sangrar pela boca, narina e por fim a botar todas as tripas pra fora pela boca. Bota tudo pra fora mesmo. Vai saindo, saindo, saindo, sem cortes. Aarghh!!!
Ridículo mesmo são os zumbis arrancando os tampos das cabeças das pessoas; pegando pelos cabelos e levando, couro cabeludo, crânio, cérebro e tudo mais; e o final, que eu não vou contar, que tenta passar aquela sensação de dúvida mas que no fim das contas só acaba sendo mais um elemento mal construído no filme.
Parece que eu só esculachei o filme mas não. Pra categoria dele, terror trash de zumbis, é bem legal e mantém a tradição do terror italiano daquela época.



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário