Curta no Facebook

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

David Bowie - "The Rise and the Fall of Ziggy Stardust & The Spiders From Mars" (1972)

"Ziggy tocava guitarra
Improvisando com Weird and Gilly
E os Aranhas de Marte"


Um gênio capaz de se reinventar constantemente, capaz de criar estilos, mudar conceitos, influenciar comportamentos, transformar a própria arte e a dos outros também, e tudo isso sem preder a própria identidade. Assim David Bowie vem atravessando década após década sempre inquieto e inovador. Este espírito desassossegado foi que fez com que em 1972, este artista multifacetado criasse uma das obras mais originais e marcantes da história do rock. Com "The Rise and the Fall of Ziggy Stardust & The Spiders from Mars", Bowie criou o artista dentro do artista, o mito por trás do mito, a banda dentro da banda, e acima de tudo, uma lenda.
Este marco do que viria a ser batizado de glam rock, traz um Bowie totalmente andrógino encarnando o personagem Ziggy Stardust; frontman de uma banda fictícia, um rockstar pirado; num álbum que funciona quase que como uma pequena ópera-rock na qual é contada e 'encenada' a trajetória de Ziggy.
Das faixas, destaque para o rock'n roll alucinante de "Suffragette City", a não menos empolgante "Star", a belíssima "Starman", que ganhou até versão em português (lembram de "Astronauta de Mármore" do Nenhum de Nós?), e para a clássica faixa que inspira o tema da obra, "Ziggy Stardust".

*****************************
Apenas a título de curiosidade, há pouco tempo atrás em uma lista de um site musical na Internet o álbum foi escolhido por gays ilustres do mundo da música e artes, o mais gay de todos os tempos. Ainda que eu ache que existem outros exemplares mais representativos na categoria, compreendo a escolha pelo apelo sexual do disco, a androginia e a homossexualidade declarada do cantor na época (e hoje desmentida pelo próprio Bowie), que inevitavelmente acabou por criar na época uma forte identidade dos homossexuais com a obra e com o artista.
*****************************
Também como curiosidade e informação adicional, o disco "Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" ganhou duas reedições com extras e bônus, uma em 1990 com o acréscimo de cinco faixas, e outra em 2002, esta comemorativa dos 30 anos da obra, como CD duplo, sendo um deles só de demos, extras e raridades.

****************************
E outra ainda: pra quem não conhece, a canção "Ziggy Stardust" tem uma regravação bem legal com a banda "gótica" Bauhaus. Vale conferir.

****************************

FAIXAS (originais):
  1. " Five Years "- 4:43
  2. " Soul Love " – 3:33
  3. " Moonage Daydream " – 4:35 
  4. " Starman " – 4:16 
  5. " It Ain't Easy " (Ron Davies) – 2:56
  6. " Lady Stardust " – 3:20
  7. " Star " – 2:47
  8. " Hang on to Yourself " – 2:37 
  9. " Ziggy Stardust " – 3:13
  10. " Suffragette City " – 3:19
  11. " Rock 'n' Roll Suicide " – 2:57 
 todas as músicas de Bowie, exceto a indicada

*****************************
Ouça:
David Bowie The Rise and The Fall Of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars


Cly Reis

Um comentário:

  1. Que bala, Clayton! Acho "Suffragette City", senão dos 10, mas certamente um dos melhores rocks de todos os tempos. È legal de olhar para este disco e ver como ele influenciou outras bandas e artistas que são, hoje, também, super influentes. O New York Dolls, o Iggy Pop (influenciador e influenciado), o Lou Reed (também influenciador e influenciado) e o The Cure são visíveis, por exemplo, mas só para citar quatro.
    Esse eu tenho no nosso antigo vinilzão da edição especial de 90!
    Abç, Dã.

    ResponderExcluir