Curta no Facebook

domingo, 3 de outubro de 2010

"Baarìa - A Porta do Vento", de Giuseppe Tornatore (2010)



Fui assistir a "Baarìa - A Porta do Vento" de Giuseppe Tornatore (de"Cinema Paradiso") , na semana passada.
Bom. Competente e tal.
Mas comunzinho.
Tornatore nos conta a trajetória de uma família da Bagheria, na região da Sicília ao longo do século XX, suas dificuldades, a pobreza, o pós-guerra, a política, os amores, as alegrias e os dissabores, tudo com um fundo autobiográfico, mas se esforçando demasiado em nos emocionar. Chega a ser artificial o empenho em tocar o espectador, mas tenho certeza que a olhos mais despreparados e corações mais emotivos que o meu, deve atingir.
Não sei se está em pré-lista para o Oscar estrangeiro, mas se estiver, leva a estatueta. É bem ao gosto de Hollywood. Só faltava ser falado em inglês pra levar o prêmio principal.
Falando assim parece ter só defeitos. Não. Como comecei falando, é bom, competente e não se sai arrependido do cinema mesmo não achando lá toda essa coisa. Como programa, entretenimento, agrado pra 'patroa', vale.
A se destacar, além da conhecida boa mão do diretor, a fotografia excelente.

**********************************
Só pra não deixar passar, boa também é a pequena ponta de Monica Bellucci, sempre gostosíssima, sendo bolinada por um pedreiro e espiada pelos alunos de uma escola próxima a uma construção. Afinal de contas,Monica Bellucci é sempre Monica Bellucci, mesmo que por poucos segundos na tela.


Trailer "Baarìa - A Porta do Vento"




C.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário