Curta no Facebook

sábado, 6 de novembro de 2010

Nirvana - "Nevermind" (1991)



"Eu me odeio e quero morrer."
Kurt Cobain




Já nasceu clássico!
Num vazio de sonoridade, atitude, ídolos e identidade, "Nevermind" aparecia como uma luz, como uma perspectiva em meio a um universo rock perdido e inexpressivo.
"Smells Like Teen Spirit" era o novo grito de uma geração. Com sua letra aprentemente desconexa e alienada, era na verdade praticamente uma súplica de "nos dêem alguma coisa". Era um libelo, ao mesmo tempo que um reflexo de uma juventude vazia.
Kurt Cobain era a personificação daquele momento; mas mais precisamente, de tudo CONTRA aquele momento: perturbado, agressivo, inconformado, sarcástico, triste... Suas letras transpareciam isso. Sua fúria mostrava isso. E sua morte prematura comprovou que tudo aquilo não era só mise-en-scène como muitos rockstars fazem por aí.
Mas voltando ao álbum, além do clássico "Smells Like Teen Spirit", responsável pelo estouro e ascensão da banda, apresenta-nos músicas intensas como "Come as You Are", o foguete destruídor chamado "Territorial Pissings", os gritos de fúria de "Breed" e "Lithium" ou uma balada acústica dorida e melancólica como "Something in the Way" que fecha o disco.
Tem mais: a grande "In Bloom", a ótima "Polly; outra pedrada: "Stay Away", e por aí vai...
Um discaço!
Uma porrada!
Um verdadeiro tiro na cabeça!
O Nirvana viria a confirmar que este baita disco não fora exceção ou obra do acaso com o ótimo "In Utero" lançado depois em 1993, mas foi "Nevermind", efetivamente, que depois de muito tempo sem álbuns significativos na história do rock, conseguiu tornar-se um daqueles que se pode chamar FUNDAMENTAL.
************************
FAIXAS:
  1. "Smells Like Teen Spirit" - 5:01
  2. "In Bloom" - 4:14
  3. "Come as You Are" - 3:39
  4. "Breed" - 3:03
  5. "Lithium" - 4:16
  6. "Polly" - 2:56
  7. "Territorial Pissings" - 2:23
  8. "Drain You" - 3:43
  9. "Lounge Act" - 2:36
  10. "Stay Away" - 3:32
  11. "On a Plain" - 3:16
  12. "Something In The Way" - 3:50
******************
Ouça:

Nenhum comentário:

Postar um comentário