Curta no Facebook

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Amy Winehouse - "Back to Black" (2006)


"Ela (Amy) é de outro planeta!"
Quincy Jones


Seria muita ousadia colocar um álbum tão recente de uma artista não totalmente consolidada entre os grandes da história? Talvez seja, talvez seja... Mas me parece, amigos, que temos entre nós uma das grandes artistas dos últimos tempos e que, provavelmente, fique ofuscada e diminuída por seus próprios excessos, escândalos, internações e bebedeiras. A gente acaba subestimando por causa disso. Eu mesmo devo admitir que antes de ouvir Amy Winehouse pensava ser ela só mais uma artista pop tentando chamar atenção. Mas o fato é que ao escutá-la cantar é que ela chama atenção de verdade.
Amy Winehouse é possivelmente a melhor cantora viva do nosso tempo e talvez a artista que chegue perto em importância do que representou um Kurt Cobain, o último que valia alguma coisa. Uma voz absoluta, segura, o domínio total de cada verso, de cada nota, a sensualidade e a energia. A artista que trouxe o jazz de volta às rádios e o aproximou do grande público que, na sua maior parte nem sabe o que está ouvindo, mas o importante é que nós sabemos. Com "Back to Black" ela coloca elementos pop no jazz (ou seriam elementos jazz no pop) como provavelemnte só Louis Armstrong tenha conseguido fazer tão perfeitamente na fase final de sua carreira. Mas não fica nisso: é rock, é pop, é blues é soul. É um baita disco!
É impossível falar de "Back to Black" e não citar o hit de refrão fácil, "Rehab", ou do outro sucesso, muito melhor na minha opinião, "You Know I'm No Good"; da ótima faixa-título do álbum, "Back to Black"; mas a melhor do álbum pra mim é indiscutivelemente, "Wake Up Alone", uma balada triste e emocionante ao melhor estilo das antigas divas do jazz.
De visual extravagante, talentosíssima no microfone mas com especial habilidade para fazer merda na vida, se não tomar jeito é candidata a integrar logo logo o famoso Clube do 27 que já conta com alguns representantes ilustres como Morrisson, Janis, Hendrix, Kurt... Bate na madeira, garota! (tem até setembro, quando faz 28, pra afastar a maldição). Mas ao que parece a moça anda se recuperando, tomando um pouco mais de juízo e já está até com disquinho novo na boca-do-forno pronto pra sair.
Ousadia colocar "Back to Black" entre os FUNDAMENTAIS? Pode ser. Mas, de certa forma, acho que esta é a ideia mesmo.
O tempo me dará razão.

*********************

FAIXAS:
• 1. Rehab
• 2. You Know I´m no Good
• 3. Me & Mr Jones
• 4. Just Friends
• 5. Back to Black
• 6. Love Is a Losing Game
• 7. Tears Dry on Their Own
• 8. Wake Up Alone
• 9. Some Unholy War
• 10. He Can Only Hold Her

***********************
Ouça:
Amy Winehouse Back to Black

5 comentários:

  1. oh, God... daria tudo para ir no show dessa maluca beleza. Mas tá BEM caro demais! Se Deus quiser terei sorte de conseguir ver um show dela ainda na vida. Vc está certissimo de coloca-la nos seus fundamentais. Amy é fundamental. Só não acha, quem não ousa. Ainda existe coisas realmente BOAS feitas hoje em dia por pessoas de hoje em dia. Amy é isso. A louca mais talentosa de muitos tempos.

    ResponderExcluir
  2. Naõ precisa mais se preocupar com o preço de ingressos para shows dela, já que a mesma foi convidada a fazer uma turnê sem volta no além, dizem que partiu deste nosso mundo(plano), para outro, sem nem dar uma entrevista para dar um tchau aos milhares de fãs no mundo, vai com Deus Amy, sentiremos falta de suas canções, mas não de algumas de suas loucuras devido ao uso de Drogas, aliás este último teria sido a causa de sua ida pra essa turnê sem volta aos 27 anos de idade, viveu menos que eu que tenho 37, mas prefiro viver a realidade por mais dura que seja, valeu !!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou chocado com tudo que está acontecendo. Se foi uma ótima cantora, letrista e de atitude. Amy, R.I.P

    Alan Douglas.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Alan. Não é toda hora que aparece uma dessas.
    Pena!

    ResponderExcluir