Curta no Facebook

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Led Zeppelin - "Led Zeppelin" (1969)


"Eu desejava que o Zeppelin fosse um casamento de blues, hard rock e música acústica coberto por refrões pesados, uma combinação que nunca tinha sido feita antes. Um monte de luz e sombra na música."
Jimmy Page

Que baita disco de estreia!
Depois do esfacelamanto dos Yardbirds, o guitarrista Jimmy Page saiu à cata de parceiros para sua nova empreitada e convocando um timaço - o baixista competentíssimo John Paul Jones, o monstro na batera John Bohan e o carismático vocalista Robert Plant de um poderio vocal estupendo - formava uma das maiores bandas da história do rock.
Com uma fórmula que englobava hard-rock, psicodelismo, country, folk e blues, incrementada pelo misticismo feiticeiro de Jimmy Page, o Led Zeppelin escrevia a partir de então uma das páginas mais importantes da história do rock com um disco impecável, "Led Zeppelin"de 1969 (também conhecido como "Led Zeppelin I"), que pelo peso, pelos timbres, pelas distorções, pelos solos, pela linguagem proposta, teria alta influência e começava inspirar aquilo que viria a ser o heavy-metal.
Seu primeiro disco traz o excelente rockão "Good Times, Bad Times" com a condução segura e precisa do baixo de Jones; o blues singular, com a marca ácida e experimentalista da banda, "Dazed and Confused"; e a elétrica "Communication Breakdown"; além de dois covers matadores do bluesman americano Willie Dixon e da ótima balada "Babe I'm Gonna Leave You" cheia de variações de intensidade e rompantes de peso, contando um show à parte do vocal de Robert Plant.
Um dos melhores discos de estreia da história do rock, aliás não só um dos melhores de estreia como um dos melhores sob todos os aspectos. Um dos mais importantes e influnetes com certeza. Sem sombra de dúvida, ÁLBUM FUNDAMENTAL.

**************************

FAIXAS:
1. "Good Times Bad Times" (Bonham/Jones/Page)
2. "Babe I'm Gonna Leave You" (Page/Plant/Anne Bredon)
3. "You Shook Me" (Dixon/J. B. Lenoir)
4. "Dazed and Confused" Page (Page)   
5. "Your Time Is Gonna Come" (Jones/Page)
6. "Black Mountain Side" (Page)
7. "Communication Breakdown" (Bonham/Jones/Page)
8. "I Can't Quit You Baby" (Dixon)
9. "How Many More Times" (Bonham/Jones/Page)


*********************

Ouça:
Led Zeppelin 1969



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário