Curta no Facebook

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Lynyrd Skynyrd - "Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd" (1973)


"Nós somos (a banda) One Percent, mas vamos mudar nosso nome esta noite. Todos que quiserem que mudemos para Leonard Skinner, aplaudam!"
Ronnie Von Zant
dando então o nome definitivo à banda



Não tem como falar de Lynyrd Skynyrd sem pensar em seu disco de estreia, longo e maravilhoso “Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd”, que trazia “apenas” canções como: "Tuesday's Gone", "Gimme Three Steps", "Simple Man" (na minha opinião, a melhor canção, solo, e bela sequência de acordes) e "Free Bird" que foi lançada como single em novembro de 1974.
"Free Bird" se tornou o segundo hit da banda a chegar ao Top 40 na Billboard Hot 100 no início de 1975. E é usado como música que encerra as performances ao vivo da banda sendo sua maior canção, muitas vezes ultrapassando os 14 minutos de duração quando tocada ao vivo. E também é tema da sangrenta cena final do filme "Rejeitados pelo Diabo", de 2005 dirigido por Rob Zombie.
O solo desta música foi feito pelo guitarrista do Lynyrd Skynyrd, Allen Collins, e é considerado um dos solos mais "destruidores" de todos os tempos, sendo considerado o 3º maior solo de guitarra da história, segundo a revista Rolling Stone. Ao vivo ele usava um vidro de Coricidin como slide (como antes fizera sua confessa influência, Duanne Allman do The Allman Brothers Band).
Pra quem ainda não sabe a origem do nome Lynyrd Skynyrd ai vai o motivo: durante um show, Ronnie Van Zant anunciou a banda com o nome de Leonard Skinner - o instrutor de ginástica dos então estudantes Ronnie, Gary e Bob na Robert Lee High School em Jacksonville que vivia dando suspensão aos garotos por causa dos seus longos cabelos, comportamento que se chocava contra as rígidas normas da escola. Mais tarde as vogais foram substituídas por “y” pelos membros para preservar a identidade do professor.
Não lembro bem quando ouvi pela primeira vez L.S., só sei que até hoje é impossível passar um dia sem ao menos escutar apenas “uma musiquinha”!

*********************************
vídeo de "Free Bird", Lynyrd Skynyrd




FAIXAS:
1- I Ain't the One (3:51)
2-Tuesday's Gone (7:32)
3- Gimme Three Steps (4:30)
4- Simple Man (5:57)
5- Things Goin' On (4:57)
6- Mississippi Kid (3:57)
7- Poison Whiskey (3:11)
8- Free Bird (9:08)

*************************
Ouça:
Lynyrd Skynyrd Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd'




por Michele Santos





Michele,  esta aficionada por música, em especial por rock'n roll,
muito me honra em ser a primeira mulher a dar sua contribuição a este blog dividindo conosco todo seu conhecimento e bom gosto musical.
É apaixonada por cães, cursa engenharia civil, tocou violão na extinta banda cover Only Mayer e é gente finíssima da melhor qualidade.
Que esta participação no blog se repita mais vezes, Michele.

Bem-vinda ao time dos ClyBloggers!      

2 comentários:

  1. Apaixonada por cães, aficionada por rock, gente fina e linda desse jeito. Caraca! E ainda por cima é a nova colaboradora do Clyblog?! Vai fazer sucesso, com certeza. Repito: "Bem-vinda ao time dos ClyBloggers".

    ResponderExcluir
  2. Que legal.....a música é realmente um mistério...um ótimo mistério.

    ResponderExcluir