Curta no Facebook

terça-feira, 22 de março de 2016

TNT - "TNT" (1987)



"Entra nessa
e dança um rock'n'roll."
refrão de "Entra Nessa"




Muitos podem considerar OPORTUNISTA escrever sobre isso agora mas eu diria que a palavra correta seria OPORTUNO. Já estive diversas vezes por falar sobre esse disco mas sempre algum outro se interpunha e deixava o TNT para depois mas a morte de Flávio Basso, ex-vocalista do TNT, conhecido posteriormente como "Júpiter Maçã", no in´cio deste ano, torna inadiável o reconhecimento de uma das bandas mas legais e autênticas do rock brasileiro dos anos 80.
Conheci o TNT lá em seus primórdios na clássico álbum "Rock Grande do Sul" em 1986 e, devo admitir que embora hoje seja um replicantista de carteirinha, na época a banda que mais me impressionou numa coletânea que ainda contava com DeFalla, Garotos da Rua e Engenheiros do Hawaii foi o TNT. Um amigo que havia assistido a um show deles num Sunday da Cidade, festa tradicional dos domingos à tarde em Porto Alegre nos anos 80, já havia me falado deles com grande entusiasmo dizendo que tinham umas letras picantes, maliciosas e etc. e tal. Aí fui conhecer o som dos caras no já referido disco, um coletivo que apresentava 5 bandas gaúchas que começavam a buscar sue espaço no cenário nacional e fiquei entusiasmado com aquilo. A picardia juvenil, a linguagem direta, o rock básico e o "portoalegrês" cheio de tu sem constrangimento conquistaram imediatamente nã só a mim como ao púbico, os gaúchos em especial, transformando-se num espécie de sensação daquele momento lá pelas bandas do sul. Naquela época, rica em juventude, criatividade, com bandas surgindo e explodindo em todos os lugares do Brasil, é claro que o TNT também teve algum projeção no centro do país, alguma boa execução de uma música que outra, muito graças ao "Rock Grande do Sul" e suas consequências com o selo Plug levando as bandas gaúchas para o eixo Rio-São Paulo (que no fim das contas é onde a coisa acontece) mas o maior reconhecimento e sucesso deu-se sem dúvida em seu Estado, o Rio Grande do Sul, em grande parte pela identidade indesmentivelmente roqueira do gaúcho, mas muito também devido ao também inegável bairrismo, neste caso saudável, que faz com que o gaúcho ache sempre que o que é seu é o melhor do mundo.
Não, o TNT não era a melhor banda do mundo, mas era uma banda que fazia rock. Rock simples, sem firulas, sem inventar, um rock na essência com toda a provocação, deboche e malícia características do estilo ao longo de sua história. Seu álbum de estreia pela Plug traduzia exatamente essa honestidade e pureza. Num universo de sacanagem, garotas grávidas, cigarros, bebidas, substâncias ilícitas e rebeldia, o álbum  intitulado apenas "TNT" apresentava as duas que fizeram parte da coletânea que os projetou, "Entra Nessa" e "Estou na Mão", ganhando um pouquinho mais de tratamento e capricho na produção, e outras que viriam a tornar-se grandes sucessos entre os fãs e algumas mesmo a tocar nas rádios do centro do país, como "Ana Banana", "Cachorro Louco", "Identidade Zero" e "Oh, Deby".
Tive o LP na época, por essas coisas da vida acabei perdendo em alguma festa, trocando por algum outro ou sei lá o que, e só fui voltar a ter algo do TNT ali pelo final dos anos 90 quando uma amiga me disse que tinha a coletânea "TNT: Hot 20" e gravou pra mim e depois sim vim a ter, novamente, este disco que agora finalmente, depois de muito adiar, destaco aqui nos ÁLBUNS FUNDAMENTAIS. Pena que eu tenha adiado tanto, passado outros tantos à frente por diversos motivos ou preferências que a homenagem ao disco tenha saído póstuma mas é uma justiça necessária que deve ser feita com Flávio Basso por mais essa grande contribuição para o rock brasileiro e com uma banda que, se no Rio Grande goza ainda hoje de grande prestígio, nunca teve o devido reconhecimento fora dele. Antes tarde do que nunca.
****************

FAIXAS:
1. "Ana Banana" – 3:54
2. "Cachorro Louco" – 3:47
3. "Desse Jeito" – 3:04
4. "Entra Nessa" – 2:55
5. "Estou na Mão" – 3:26
6. "Febem" – 3:29
7. "Identidade Zero" – 4:12
8. "Liga essa Bomba" – 2:50
9. "Me dá o cigarro" – 3:17
10. "Não quero mais te ver" – 3:16
11. "Oh Deby" – 3:52
12. "Ratiação" – 2:55


todas as músicas de Charles Master e Flávio Basso
*********************
Ouça o disco:



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário