Curta no Facebook

quarta-feira, 25 de maio de 2016

"Memórias Secretas", de Atom Egoyan (2016)



O diretor egípcio radicado no Canadá Atom Egoyan sempre se caracterizou por mostrar o lado nem tão agradável da vida em sues filmes. Desde "Exotica", passando por "O Doce Amanhã" e "O Fio da Inocência" e chegando em "A Procura", o cineasta não doura a pílula e procura desvendar os mistérios do ser humano e suas idiossincrasias. Seu trabalho mais recente, "Memórias Secretas" segue esta trilha, a partir de um roteiro de Benjamin August.
O craque Christopher Plummer no papel d judeu Zev.
Em resumo, um idoso judeu Zev Guttman (Christopher Plummer, maravilhoso!) que sofre de demência é instado por um colega de asilo, Max Rosenbaum (Martin Landau), a fugir da clínica e perseguir um criminoso nazista responsável pelo extermínio de suas famílias em Auschwitz e que estaria se escondendo no interior dos Estados Unidos. A partir desta premissa, Egoyan investiga as motivações de vingança dos indivíduos, ao mesmo tempo em que faz uma crítica à condição dos idosos em nossa sociedade.
Durante a jornada, Zev vai se deparando com as situações mais incríveis, como encontrar um policial, filho de um nazista que não era quem procurava, incrivelmente interpretado pelo eterno coadjuvante Dean Norris, de "Breaking Bad".  A jornada chega ao fim num clímax inesperado e eletrizante. Atom Egoyan conta com interpretações espetaculares dos protagonistas Plummer e Landau, além de Norris e de Jürgen Prochnow, que tem um papel pequeno mas importantíssimo no desfecho da trama.

Acompanhado dos seus eternos colaboradores Mychael Danna na música e Paul Sarossy na fotografia, Egoyan mantém a qualidade de sua filmografia. "Memórias Secretas" é o primeiro grande filme da temporada pós-Oscar do cinema americano, sempre preocupado com explosões e efeitos especiais e esquecendo os verdadeiros conflitos humanos. Corra para o cinema!


trailer "Memórias Secretas"


Nenhum comentário:

Postar um comentário