Curta no Facebook

sexta-feira, 4 de maio de 2018

MC5 - "Kick Out The Jams" (1969)



"Botem pra quebrar,
filhos das putas!"




O Motor City Five, ou MC5, como ficou mais conhecido, já era habitué do Grande Ballroom de Detroit, sua cidade de origem, onde sempre lotava a casa, e por isso mesmo, tendo assinado com uma grande gravadora, resolveu registrar lá seu primeiro disco. Atitude pouco convencional estrear com um disco ao vivo, mas os caras não eram lá muito normais mesmo e a escolha, no fim das contas se não mostrou-se de todo acertada do ponto de vista comercial, resultou num dos grandes trabalhos de estreia de uma banda e num dos grandes discos ao vivo da história do rock.
"Kick Out The Jams" (1969) é selvagem! O ouvinte consegue sentir o lugar pulsando, fervendo, prestes a explodir. "Rumblin' Rose", com Wayne Kramer cantando num falsete muito deficiente abre o disco, mas o grito de "Kick out the jams, motherfuckers!" ("Botem pra quebrar, filhos das putas!") que precede a música que dá nome ao disco, era a convocação que faltava para botarem o lugar abaixo. Tosco, podre, cru, o MC5 compensava os defeitos técnicos com muita energia, adrenalina e testosterona. E o repertório não alivia em momento algum. São oito músicas gravadas em duas noites no Ballroom que transbordam de eletricidade, barulho e distorção. Não há uma música especificamente a se destacar, todas são ótimas pela força, pelo ímpeto, pela sujeira, ao mesmo tempo que todas são ruins pela primariedade e pela falta de técnica. Talvez “Motor City Is Burning”, um blues sujo, mas não menos precário, possa ser citada como a que soa um pouco diferente, "Starship" pela sua força colossal e "Kick Out The Jams" pela proporção que tomou tornando-se praticamente um hino antiautoritarismo, mereçam um destaque, mas o que se sobressai mesmo na apresentação do MC5 em Detroit é o espírito rebelde, a atitude rock e a semente de um novo som que iria frutificar ali adiante. Essa postura libertadora aliada a letras contestadoras e de protesto fizeram com que o MC5 ganhasse fama de engajada, o que era reforçado por uma participação que a banda tivera na convenção do Partido Democrata de Chicago em 1968, mas era uma reputação que a banda gozava mas não se orgulhava muito, como explicou o ex-líder e vocalista Wayne Kramer : “Nosso programa político tornou-se drogas, rock’n roll e trepar nas ruas (...) Éramos uns bastardos sexistas. Não éramos nem um pouco politicamente corretos. Tínhamos toda a retórica de ser revolucionário, novo e diferente, mas o que rolava era que os garotos saíam pra trepar e as garotas não podiam reclamar. Éramos uns verdadeiros merdas quanto a isso.
Os temperamentos difíceis, as confusões, o antiprofissionalismo, os problemas com gravadores como o da retirada da palavra “motherfuckers” do disco “Kick Out The Jams” que precipitou o rompimento com a Elelktra e prejudicou as vendas do material em uma grande rede de lojas americana, fizeram com que o MC5 não desfrutasse do devido sucesso e tivesse uma carreira relativamente curta. Mas "Kick Out The Jams" permanece como um dos discos mais importantes daquele período por tudo que envolve, da questão política, social à comportamental, tendo papel fundamental na formação daquilo que dali a pouco viria-se a conhecer como punk. ÁLBUM FUNDAMENTAL!

******************
FAIXAS:
01. Ramblin' Rose
02. Kick Out The Jams
03. Come Together
04. Rocket Reducer No. 62 (Rama Lama Fa Fa Fa)
05. Borderline
06. Motor City Is Burning
07. I Want You Right Now
08. Starship 


*******************
Ouça:



Cly Reis  

Nenhum comentário:

Postar um comentário