Curta no Facebook

terça-feira, 14 de abril de 2020

"Nasce Uma Estrela", de Frank Pierson (1976) vs. "Nasce Uma Estrela", de Bradley Cooper (2018)




"Nasce Uma Estrela" de 1976 parece um daqueles times que sai marcando alto e pressionando no campo de ataque logo no início do jogo. Os primeiros 20 minutos do filme são intensos! Toda a parte do show, a expectativa do público, a insatisfação com o atraso do artista, a chegada do astro, a apresentação muito rockstar, a saída, o pós-show, tudo é de tirar o fôlego e, como um time que dá um abafa no adversário nos primeiros minutos, uma grande possibilidade é de que aconteça um gol naquela pressão. O novo "Nasce Uma Estrela", de 2018, até também tem a situação do show, mas muito menos impactante e sem o grau de envolvimento que o outro causa. Nisso, não dá  outra: 1x0 para o original logo no início.
Mas sabemos que não tem como manter um ritmo desses o jogo inteiro e, como seria natural, o original acaba perdendo o fôlego. Assim, não demora para que o remake tome as rédeas da partida com um jogo organizado de quem não  se desesperou quando a situação era desfavorável. O desenvolvimento ali na meiúca, no miolo, onde o jogo acontece acaba garantindo o empate para "Nasce Uma Estrela" 2018. Enquanto o original desperdiça seu tempo, ali pela metade do filme com "videoclipes" românticos e momentos "fofos" do casal, a versão atual desenvolve o enredo e trabalha melhor a trama.
Em resumo, ambas as versões, com algumas pequenas diferenças, tratam de um músico problemático envolvido com drogas e álcool, que, por acaso, descobre uma cantora num bar qualquer desses da vida, acaba se apaixonando por ela mas, paralelamente ao romance, vai jogando fora sua própria carreira por conta dos vícios e atitudes, enquanto ela vai brilhando cada vez mais.
A verdade é que a refilmagem é mais time, ou melhor, mais filme. Tem uma estrutura melhor, escolhas técnicas mais acertadas e algum brilho do surpreendentemente talentoso 
Bradley Cooper na direção. O resultado óbvio da imposição técnica e de qualidade é uma merecida virada no placar.
Time por time, embora eu tenha gostado muito daquele jeitão rock'n tipo do antigo protagonista, Bradley Cooper é mais ator que Kris Kristofferson e dá uma resposta melhor quando é chamado a cantar. É mais um gol pró remake 2018 que abre diferença no placar. 3x1.
Já do lado feminino, não tem como ignorar que Barbra Streisend, mesmo com aquele seu futebolzinho insosso, já tem uma Bola de Ouro na estante, ou seja, um Oscar, e mesmo que seja algo tipo a inexplicável premiação do Modric em 2018, a estatueta tá lá brilhando e polida e ninguém tira isso dela. Enquanto isso, do outro lado, Lady Gaga, por mais que também tenha sido indicada ao prêmio da FIFA, tenho que admitir que não me impressionou lá essas coisas, mesmo com a grande expectativa que criei por conta dos efusivos elogios à atuação da moça. Tipo aquele jogador novo que o time contrata, que todo mundo diz que é  o bicho, que vai arrebentar e aí o cara vai ver o jogo e pensa, "tamo bem arranjado...". No duelo das protagonistas, a estrela do time decide e diminui para o time de 1976. 3x2.


Barbra Streisend e Kris Kristofferson - "Evergreen" (1976)




Lady Gaga e Bradley Cooper - "Shallow" (2018)


Mas aí começa a guerra de torcidas e cada uma começa a entoar seu canto de guerra. Nesse quesito, embora a grudenta "Shallow" da nova versão, tenha atingido grande popularidade e seja cantada a plenos pulmões por seus fiéis torcedores, a não menos melosa "Evergreen", assim como a música da refilmagem, levou o Prêmio Púskas, ou melhor, o Oscar de Canção Original, e, assim, não tem como dar vantagem para qualquer uma delas sobre a outra. Um gol pra cada lado.
E não há  tempo pra mais nada!
Jogo de muitos gols mas engana-se quem acha que foi um jogão. É que às vezes dois times fracos acabam proporcionando um espetáculo até interessante exatamente pela vulnerabilidade de seus sistemas defensivos e foi exatamente o que aconteceu aqui.


Até gosto mais do estilo roqueirão de Kris Kristofferson, no original,
mas, como ator, Bradleu Coooper tem mais bola e, de quebra,
é bastante promissor como técnico, digo..., como diretor.


O time do estreante na casamata, treinador da nova geração,
Bradley Cooler supera um adversário de tradição e põe a primeira estrela na camisa.





por Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário