Curta no Facebook

sábado, 16 de outubro de 2021

Exposição “Welcome to Extraordinary”, de Steven Spielberg e Universal Studios - Praia de Belas Shopping - Porto Alegre (RS)

 

Fazia muito tempo que não ia a alguma exposição presencialmente desde que a pandemia começou, o que possivelmente manteria não fossem as obrigações de trabalho. Mas já que calhou de juntar um ao outro, bora aproveitar, então! Foi o que fiz ao visitar a exposição temática “Welcome to Extraordinary”, no Praia de Belas Shopping, que propõe uma viagem por quatro filmes de Steven Spielberg produzidos junto a Universal Studios: “Tubarão” (1976), “E.T. – O Extraterrestre” (1981), “De Volta para o Futuro” (1985) e “Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros” (1992).

Com direito a muita interatividade e diálogo com o público, a exposição é um playground para aficionados nestes filmes, todos ícones do cinema comercial e verdadeiros criadores de linguagem, casos principalmente de “Tubarão” e “E.T.” cada um a seu modo. As ilhas temáticas trazem detalhes de cada um dos filmes, como um lettering com o escrito “Out a time”, que faz alusão à placa do carro DeLorean em que Marty McFly viaja no tempo com a ajuda do cientista maluco Dr. Brown; a janela cujo vidro embaça com o bafejar do dinossauro em “Jurassic Park”; a placa de anunciando “beach closed” de “Tubarão” após o peixão ter atacado banhistas; ou a antena improvisada para que E.T. fizesse contato com seu planeta.

Particularmente, admirador de Spielberg que sou, gosto bastante de “Tubarão”, o melhor animal thriller da história do cinema, e de “De Volta para o Futuro” (este produzido por ele através da sua Amblin e dirigido pelo talentoso spielberguiano Robert Zemeckis) e me agradam menos “E.T.” e “Jurassic Park”. Mas a título de uma exposição temática e lúdica como esta, pode-se dizer que todos os títulos funcionam muito bem. A trilha sonora, todas assinadas pelo mestre John Williams, ajudam sobremaneira não só a criar as atmosferas necessárias mas a caracterizar sensorialmente os nichos, visto que suas músicas se confundem com os próprios filmes. Bendito dia em que Spielberg cruzou com  Williams! Quanta criatividade a história do cinema teria perdido não fosse esta parceria. 

Enfim, diversão garantida para adultos como eu, que conhecem os filmes de cabo a rabo, e para os jovens e crianças, que têm com a mostra um impulso a se interessarem a conhecer. Confira, então, alguns lances de "Welcome to Extraordinary", que fica em cartaz até 7 de novembro de 2021 com exclusividade em Porto Alegre no Praia de Belas.

*******

Luminoso no corredor de entrada com arte dos quatro filmes

Detalhes de "De Volta...": cartazes colados a lambe-lambe, bem anos 80

A famosa máquina do tempo de "De Volta...": 26 de outubro de 1985.
Falta pouco para os 36 anos dessa viagem

Pegando uma carona do DeLorean com o dr. Brown ao lado

360º do espaço de "De Volta para o Futuro": "Santo Deus!"

A cabine de "Tubarão", parecida com aquela
que o personagem Matt Hooper se enfiou 

Este blogueiro enjaulado (e olha os
dentinhos do Tuba atrás pra me pegar!)

Cenografia e cenas do primeiro grande sucesso de Spielberg

Mais detalhes de "Jaws": não se atreva a entrar na água!

"Dun-Dun Dun-Dun Dun-Dun": que meda!


O armário de Elliot e seus irmãos:
quem encontrar o E.T. ganha um doce

Detalhes do universo onírico e estético do filme

"Be Good", uma das frases do Extraterrestre

Um giro na ilha de "E.T.: O Extraterrestre"

O simpático personagem do filme de Spielberg
que fez escola e mudou o cinema pop para sempre

Lembra daquela baforadinha do dinossauro na janela da cozinha?

Som, highlights, vídeos, luzes no nicho sensorial de "Jurassic Park"

Se escapa da boca do tubarão, tem a do dinossauro depois



*******

Exposição “Welcome to Extraordinary”
arena interativa sobre filmes de Steven Spielberg para a Universal Studios: “Tubarão”, “E.T. – O Extraterrestre”, “De Volta para o Futuro” e “Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros”.
local: Praia de Belas Shopping - 2º Piso
endereço: Av. Praia de Belas, 1181 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS
horário: 
de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, domingo das 11h às 22h
período:
até 7 de novembro 
ingresso; gratuito sob agendamento. Porém, para garantir a experiência de forma segura e respeitando os protocolos sanitários, é necessário realizar o agendamento prévio.
Mais informações:
www.praiadebelas.com.br 

Daniel Rodrigues





Nenhum comentário:

Postar um comentário