Curta no Facebook

sábado, 10 de dezembro de 2022

"Bailado Esportivo", de Hardy Guedes, com ilustrações de Renato Moriconi, ed. Prumo (2009)

 


"São dois bailarinos ligeiros
em passos opostos da dança.
Enquanto ensaiam os gestos,
a bola descansa.
Se um balança o corpo,
 o outro balança também.
Se um finge que vai,
o outro finge que vem.
E a bola, tão cobiçada,
aguarda, na grama,
parada
o desfecho desse vaivém."
trecho do poema "Finta (o drible)"



Assim que começou a pandemia e veio a determinação do "fique em casa", minha filha, não retornando à escola até a normalização das atividades, que só aconteceria meses depois, ficara com o último livro que pegara na biblioteca da escola. Esse livro era "Bailado Esportivo", livro de poesias sobre futebol, do niteroiense Hardy Guedes, com belíssimas ilustrações de Renato Moriconi.

 Sorte nossa! Nós dois, apaixonado por futebol, adorávamos ficar lendo esse livro! 

Hardy, também cantor e compositor, com muita sensibilidade de torcedor, de amante do futebol, provavelmente de praticante de peladas desde a infância, capta e transmite com simplicidade, singeleza, o encanto do futebol em todos seus âmbitos: dentro do campo, em cada posição, na torcida, na imprensa, no futebol profissional, no amador, num estádio repleto em plena Copa do Mundo ou num campinho de terra. Em seus versos exalta o êxtase da vitória, lamenta o dissabor da derrota, ou, meramente, ressalta o prazer de torcer pelo seu time, independente do resultado que ele possa lhe proporcionar ("Torcer pelo meu time / não tem explicação. / Nem sempre é o melhor / nem sempre é o campeão. / Mas torço porque torço... / É coisa do coração...).

Leitura muito gostosa. Líamos, minha filha e eu, com frequência antes da hora de dormir. Pena que tivemos que devolver quando voltaram as aulas. 

E o pior é que depois não encontrei mais nas livrarias...

Uma das belas ilustrações do artista Renato Moriconi.



Cly Reis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário