Curta no Facebook

sábado, 21 de janeiro de 2023

"Sinal de Alerta: Lory F.", de Frederico Restori (2021)

 

"Sabe aqueles vendavais, ciclones que acontecem e que devastam uma cidade inteira? Lory era assim: por onde passava, ela devastava".
Charles Finocchiaro, falando sobre a irmã


Para onde vai a lembrança da arte quando o pouco que se guarda dela se encontra fragmentado, seja nas mídias empoeiradas ou nas mentes embaçadas? Quem recordaria de Lory F. Band a não ser roqueiros viúvos da Rádio Ipanema com boa memória musical, os familiares da artista ou as pessoas do meio cultural (e ainda somente aquelas "das antigas")? A resposta está em "Sinal de Alerta: Lory F.", filme de Frederico Restori.

Vencedor do Prêmio Assembleia Legislativa - Mostra Gaúcha de Curtas no 50° Festival de Gramado e um dos dois melhores curtas-metragens gaúchos de 2022 pela escolha da Accirs, "Sinal de Alerta: Lory F." também foi exibido no festival In-Edit Brasil 2022 e um dos selecionados para a mostra de filmes gaúchos do V CineSesc.

Documentário que retrata a meteórica passagem da cantora e compositora Lory Finochiaro, o filme de Restori resgata com lucidez e ternura esta figura pouco lembrada no cenário cultural do Rio Grande do Sul, evidenciando um legado que espelha (e critica) a identidade do ser contemporâneo. Para a cena rock gaúcha, ainda mais importante a figura da artista. Basta dizer que da sua primeira banda, A Nata, saíram De Falla, Taranatiriça e a própria Lory F. Band, três grupos lendários para o rock feito no Rio Grande do Sul nos anos 80.

“Sinal de Alerta: Lory F.” traz depoimentos colhidos por Restori junto a familiares, amigos e músicos que tocaram com a roqueira. No curta, destaque para uma arrojada montagem, responsável por dosar informações em ritmo certeiro distribuídas entre uma quantidade surpreendente de cortes, filtros e efeitos visuais sobre a imagem. O único porém é que fica a impressão de que cabia em um longa-metragem, pois deixa a sensação do desejo de mais conteúdo. Tendo em vista, contudo, que a história se encerra bem dentro dos pouco mais de 18 minutos de fita, este porém é muito menos crítica e mais um elogio.


assista o filme "Sinal de Alerta: Lory F."


Daniel Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário