Curta no Facebook

domingo, 20 de agosto de 2023

"Assalto ao Banco da Espanha", de Jaume Balgueró (2021)

 


Final de Copa do Mundo!

Espanha na final.

O país inteiro parando para assistir a Fúria.

Casas, bares, praças... Pessoas se reunindo e se aglomerado em todos os lugares na expectativa do primeiro título mundial da seleção espanhola.

Podia muito bem estar falando do jogo de hoje, na Copa do Mundo feminina da Austrália e Nova Zelândia, mas, no caso, me refiro à final do Mundial masculino de 2010.

Em "Assalto ao Banco da Espanha", aproveitando-se dessa mobilização popular e das consequentes modificações de sistemas de trânsito e segurança, um grupo de caçadores de tesouros, pretende invadir o banco mais seguro e protegido do país e roubar um artefato antigo que contém inscrições que indicam coordenadas para um tesouro de valor inestimável.

O problema é que para chegar ao objeto eles precisam acessar um cofre que é  considerado, nada mais nada menos que "O milagre da engenharia". Para isso, então, vão atrás de uma mente capaz de desvendar o segredo dessa maravilha mecânica: um jovem, recém saído da faculdade, mas que, por sua reputação, feitos e façanhas, ainda no período acadêmico, é disputado por poderosas multinacionais para liderar seus projetos.

Petrolíferas, mineradoras, conglomerados econômicos...? Que nada! O jovem Tom Laybrick (Freddie Highmore), instigado pelo desafio e cansado de ser sempre o "bom rapaz", topa a proposta dos aventureiros. Agora, o primeiro desafio é  descobrir o mecanismo do tal cofre, depois disso, como superá-lo, e, depois disso, aí sim, a principal tarefa, tão difícil quanto e ainda mais perigosa, que é  entrar nele, pegar o item e sair do banco com o objeto.

O diretor Jaume Balgueró, do clássico do terror "REC", conduz bem a trama e  consegue manter o espectador sempre interessado, inicialmente na questão do recurso secreto do cofre, depois nos preparativos do grupo, os contratempos, as soluções emergenciais e, por fim, a missão, tudo tendo como pano de fundo a campanha do time espanhol na Copa do Mundo da África do Sul. Com toques de "Missão Impossível", muita semelhança com "Onze Homens e Um Segredo", alguma coisa de "Truque de Mestre" e "Armadilha", "Assalto ao Banco da Espanha" funciona bem e deixa a gente na expectativa até o ultimo instante, até o apito final.

Hoje, dia da final da Copa do Mundo feminina da FIFA, na Austrália e Nova Zelândia, quando, novamente, milhares de pessoas estarão reunidas na Praça de Cibeles, em Madri, é bom ficar de olho, pois algo pode estar acontecendo, do outro lado da praça, no interior do Banco da Espanha.

Todo o povo na rua, na expectativa de ver o triunfo da seleção espanhola,
e o grupo só na espreita, de olho nas das facilidades que a situação lhes proporciona



Cly Reis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário