Curta no Facebook

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Black Sabbath - "Paranoid" (1970)


"Satã está rindo
 e expandindo suas asas"
da letra de "War Pigs"


Às vésperas de uma nova vinda de Ozzy Osbourne ao Brasil vale lembrar aos menos informados que só o conhecem por conta de um reality-show familiar que andou rolando por aí, que o cara nem sempre foi aquele velho meio abobalhado e sequelado do programa da TV. Há muito tempo atrás, ele ao microfone do Black Sabbath dava forma, provavelmente, de maneira definitiva ao que hoje se convencionou chamar de heavy-metal. O Deep Purple já anunciava caminhos, o Led já tinha uma sonoridade, mas aqueles caras trataram de acrescentar algo que faltava. Definiram o peso, o estilo, as letras e o comportamento de um dos gêneros mais consagrados, idolatrados e seguidos  do mundo do rock.
"Paranoid", seu segundo disco é um clássico! A própria música-título com sua levada galopante, acelerada, é um dos maiores símbolos da banda da época, da banda e do rock. "Iron Man" com seu andamento arrastado e troante é outra daquelas cujo riff ficou marcado para a eternidade. 'War Pigs" que abre o disco, com sua estrutura vocal-resposta  instrumental e suas retomadas violentas, é um petardo, um míssil, uma bomba contra a guerra nuclear.
Das menos conhecidas, vale destacar a forte e intensa "Hand of Doom" e "Planet Caravan" que dá uma quebrada no ritmo alucinante do resto do disco.
Os temas satânicos, místicos, o protesto, o gestual, o figurino, o comportamento ajudaram a consolidar um carácter específico, constituir uma imagem metaleira e a incluir definitivamente o termo "METAL" no dicionário do rock; e neste contexto, "Paranoid", em especial, como um marco, não apenas pela qualidade mas muito pela representatividade num âmbito geral.
De ponto negativo tem a capa do álbum que é triste de se ver. Uma espécie de guerreiro ou sei lá o quê com uma roupa ridícula, um capacete de astronauta com uma espada luminosa parecendo jedi, pronto para o ataque. Péssimo
Mas... não se pode ter tudo.
********************

FAIXAS:
1. "War Pigs" 7:57
2. "Paranoid" 2:52
3. "Planet Caravan" 4:34
4. "Iron Man" 5:56
5. "Electric Funeral" 4:52
6. "Hand of Doom" 7:09
7. "Rat Salad" 2:30
8. "Fairies Wear Boots" 6:14

*****************

Ouça:
Black Sabbath Paranoid


Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário