Curta no Facebook

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Tim Maia - "Tim Maia" (1970)


"Eu estou tocando música com influência americana, mas com muita raiz brasileira também porque eu aprendi a tocar violão aqui, meu conhecimento harmônico foi todo aqui."
Tim Maia para o "Pasquim" em 1970

Já começa com um rock pegado, carregado no xaxado mas com uma pitada de música negra americana. Assim é "Coroné Antônio Bento" a primeira faixa deste álbum histórico da música brasileira e um dos mais importantes do seu contexto geral. E esta é a tônica da obra, o álbum "TimMaia" de 1970: música brasileira, cheia de raizes, de origens, mas com influências consideráveis da black-music da terra do Tio Sam. Tudo isso fruto da temporada americana de Tim, pouco antes de gravar seu primeiro álbum. Lá, nos EUA, Tim absorvia James Brown, Stevie Wonder, Ray Charles e trouxe consigo na bagagem o que de melhor conseguiu tirar da musicalidade deles agregando ao seu universo e formação musical, obtendo disso, então um extraordinário resultado.
"Jurema" e "Flamengo" são puro funk-soul ao melhor estilo Mr. Dynamite, com sonoridade toda à americana porém, ambas, com títulos bem brasileiros; "Padre Cícero" é outra carregada de regionalismos e brasilidades, fundindo a tradição religiosa brasileira com a sonoridade gospel americana; "Cristina", que aparece em duas versões, sobremaneira na parte um, mais lenta, tem um baixo marcante bem suingado e muito bonito que serve de moldura qualificada para Tim deitar seu vocal imponente e poderoso.
Destaque também para as baladas 'Primavera" e "Azul da Cor do Mar", outros dois shows de interpretação no vozeirão afinadíssimo e singular de Tim.
Em época de caixas (Box da Universal Music) e reedições (Coleção Abril) das obras do Síndico, nada mais justo que destacar este grande disco aqui nos FUNDAMENTAIS.
*****************************
FAIXAS:
  1. "Coroné Antônio Bento" (Luiz Wanderley / João do Vale)
  2. "Cristina" (Carlos Imperial / Tim Maia)
  3. "Jurema" (Maia)
  4. "Padre Cícero" (Cassiano / Maia)
  5. "Flamengo" (Maia)
  6. "Você fingiu" (Cassiano)
  7. "Eu Amo Você" (Silvio Rochael / Cassiano)
  8. "Primavera" (Vai Chuva) (Rochael / Cassiano)
  9. "Risos" (Fábio Imperial / Paulo Imperial)
  10. "Azul Da Cor Do Mar" (Maia)
  11. "Cristina nº 2" (Carlos Imperial / Tim Maia)
  12. "Tributo à Booker Pittman" (Cláudio Roditi)
***************
Ouça:
Tim Maia 1970



Cly Reis

2 comentários:

  1. Esse disco é demais! A coisa do violão é tão marcante que, mesmo com as evidentes influências dos mestres do soul americanos, tem sempre uma raiz nitidamente brasileira no violão quase percussivo tocado pelo próprio Tim. Ele sabia muito bem que sonoridade empregar na música dele. O genial é que este primeiro disco do Tim era uma super expectativa, pois ele já era "o cara" há mais de 10 anos, gravado por deuses como Elis e Roberto. Mas precisava a assinatura dele: será que ele vai confirmar a qualidade na carreira solo? Não só confirmou como botou hits até hoje tocados por aí ("Primavera" e "Azul da Cor do Mar") como criou obras-primas como "Coroné...", "Flamengo" e "Cristina".
    Dã.

    ResponderExcluir
  2. O repertório do álbum é muito bom mesmo,parece coletânea e não disco de carreira.

    ResponderExcluir