Curta no Facebook

domingo, 13 de março de 2011

Iron Maiden - "The Number of the Beast" (1982)



"Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é um número do homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis"
Apocalipse (12:12) e (13:18).



Particularmente, devo admitir, que não sou um grande fã do Iron Maiden. Prefiro antes os que foram fundamentais para que eles existissem, como Led, Purple e Sabbath, e os que não existiriam se não fossem eles, como Metallica, Sepultura, Anthrax, etc., mas não há como não reconhecer que trata-se de uma das bandas mais importantes da história do rock e decisiva na consolidação de um gênero do qual eles são praticamente sinônimo: o heavy-metal.
Às vésperas de um retorno ao Brasil para uma nova série de apresentações, agora em março, aproveito para incluir aqui nos A.F. um disco frequentemente apontado pelos fãs, senão efetivamente como o melhor, mas como um dos mais importantes e significativos na carreira da banda e na formação do metal: "The Number of the Beast" de 1982, além do grande sucesso comercial optido na época e de crítica desde lá, é o primeiro com Bruce Dickinson nos vocais e por isso, já, um marco. Cantor que enfrentou uma certa resistência logo de início ao substituir o carismático porém barra-pesada Paul Di'Anno, Dickinson não apenas consquistou o respeito dos fãs como acabou por tornar-se um ídolo e um símbolo da banda, imprimindo com personalidade sua característica vocal que se tornaria marcante e singular.
Mas voltando ao disco, destaques para a faixa-título, particularmente minha favorita e centro de polêmica em torno de um suposto satanismo, a ótima "The Number of the Beast"; e para a clássica "Run to the Hills" com sua levada galopante acelerada e incansável.
Clássico do metal! Clássico do rock!
**********************
Se Dickinson se tornou um dos símbolos da banda e seu tipo de interpretação uma marca, outro dos elementos que se tornaria ao longo do tempo uma assinatura seria o mascote Eddie. É impossível falar de Iron Maiden sem mencionar Eddie The Head. O caveirão que aparece desde o início nas capas dos álbuns constitui uma espécie de identidade visual do grupo, basta ver aquela caveirinha e sabemos que ali tem Iron Maiden. No início era penas uma cabeça, ao longo do tempo ganhou corpo, assumiu várias formas e nos últimos tempos 'participa' inclusive dos shows na forma de bonecos gigantes.

**********************
FAIXAS:
  1. "Invaders" (Harris) 3:22
  2. "Children of the Damned" (Harris) 4:33
  3. "The Prisoner" (Harris/Smith) 6:00
  4. "22 Acacia Avenue" (Harris/Smith) 6:34
  5. "The Number of the Beast" (Harris) 4:49
  6. "Run to the Hills" (Harris) 3:50
  7. "Gangland" (Smith/Burr) 3:47
  8. "Total Eclipse" (Harris/Murray/Burr) 4:28*
  9. "Hallowed Be Thy Name" (Harris) 7:10
* o disco saiu originalmente com 8 faixas e "Total Eclipse" só foi incluída em edições posteriores.

******************
 Integrantes em 1982
Bruce Dickinson - vocal
Steve Harris - baixo
Dave Murray - guitarra
Adrian Smith - guitarra
Clive Burr - bateria
******************
Ouça:
Iron Maiden The Number of The Beast



Cly Reis

3 comentários:

  1. Pra mim TNOTB não é nem de longe o melhor disco do Iron Maiden, mas sim funciona como uma ótima opção para quem quer conhecer a banda.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. De nada, patrão! Quando eu disse que TNOTB não é pra mim o melhor disco do Iron Maiden, é por que gosto muito mais do álbum Powerslave (1984), esse sim o melhor deles no meu ponto de vista.

      Excluir