Curta no Facebook

sábado, 26 de março de 2011

Steppenwolf - "Steppenwolf" (1968)



"Estávamos encurralados numa sufocante imagem de uma banda de motoqueiros machões".
John Kay



O álbum "Steppenwolf" de 1968, da banda de mesmo nome, não é um disco brilhante, fora do comum, excepcional. É um disco bom. Inegavelemente bom. Traz um rock carregado, psicodélico, cheio de influências de blues, country e folk, querendo já ganhar peso, e que se tem algum grande mérito é o de ter antecipado algumas tendências que se aplicariam ao metal futuramente.
Pode-se destacar a ótima "Sookie Sookie" que abre o disco; a versão bacana do blues "Hookie Cochie Man" de Wilie Dixon numa releitura bem interessante; a balada melancólica "Desperation", outra das melhores do ábum; e "The Ostrich" que o encerra num blues bem pegado.


"Sem Destino", road-movie de
Dennis Hooper de 1969
Estas canções de destaque, a aceleração do blues, o peso colocado nele e o fato de ter sido influente para a formação de um dos subgêneros mais adorados do rock já seriam o suficiente para enaltecê-lo, mas o que faz desta obra realmente especial e importantíssima na história do rock é o fato de trazer em si um dos maiores clássicos de todos os tempos: "Born to Be Wild", a quinta faixa, é um verdadeiro hino do rock. Uma canção que ganhou dimensões além do âmbito musical para se tornar praticamente um símbolo de liberdade. Muito graças à sua ligação com o filme "Sem Destino" (Easy Rider) , do qual foi tema musical, e que exprimia exatamente esta aspiração de mundo livre, indo ao encontro da cultura hippie em alta na época. Esta associação com o filme, na qual dois motoqueiros cruzam os Estados Unidos soltos na vida, também faz com que a canção tenha se transformado num a espécie de hino dos motociclistas e por extensão quase sempre ligada a velocidade e de motores. O clássico "Born to Be Wild" tem ainda o mérito de ter mencionado o termo 'heavy metal' pela primeira vez, em seu segundo verso, o que viria praticamente a batizar o gênero a partir de então. Se não fosse por qualquer outro motivo, só por conter "Born to Be Wild", este álbum com certeza tem que ser considerado fundamen
tal.
******************************





FAIXAS:
1. Sookie Sookie
2. Everybody's Next One
3. Berry Rides Again
4. Hoochie Coochie Man
5. Born To Be Wild
6. Your Wall's Too High
7. Desperation
8. The Pusher
9. A Girl I Knew
10. Take What You Need
11. The Ostrich

*************************
Ouça:

Steppenwolf 1968


Cly Reis

Um comentário:

  1. Salve "Born to be wild", o melhor riff de rock de todos os tempos - talvez ali ali com "Satisfaction", "Rock 'n' Roll" e "Smoke on the water". Só ela já vele o disco.

    ResponderExcluir