Curta no Facebook

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dead Kennedy's - "Fresh Fruit for Rotting Vegetables" (1980)


"Eu quero uma festa com o s Kennedy's,
Eles é que sabem o que é hardcore..."
verso da música "Festa Punk
da banda Os Replicantes



Foi meu primo Luciano, hoje DJ Lúcio Agacê, que me apresentou o som dos Dead Kennedy’s. Ele era na época voltado de forma mais direta para este tipo de som, estava descobrindo coisas e volta e meia me trazia alguma novidade. Tenho que admitir que não foi assim de primeira que saí gostando daquilo. Aquele som acelerado, meio barulhento demais pra mim, sem falar naquela voz aguda, estridente de boneco descontrolado que não me desceu bem logo de cara.
Naquele momento eu estava numas de curtir o som dark, os chamados góticos, mas não tinha cultura musical nem percepção o suficiente notar que tudo o que eu ouvia, de certa forma, provinha do punk dos anos 70, que era exatamente ao que os Kennedy’s davam continuidade na virada da década com seu hardocore politizado e renovado.
Mas a minha resistência não pôde durar muito e logo, mesmo eu ‘darkzinho’ dos anos 80, me rendia ao som dos DK e já tinha gravada minha fitinha K7 do “Fresh Fruit for Rotting Vegetables”, ábum de estreia da banda de 1979. Um clássico do rock! Um clássico do punk-hardocore! Uma pedrada! Um manifesto musical inconcessivo e brutal! Tudo: som, letras, postura, agressividade é incontido, desmedido. Atitude pura! Som com inteligência, sarcasmo, politização e posicionamento. Biafra, ao contrário de muitos artistas que falam, falam, mas não agem, não se restringiu sua atitude apenas ao microfone, ao palco ou aos estúdios e chegou, anos depois, a ser candidato a prefeito de San Francisco, com uma plataforma política um tanto radical mas extremamente coerente com tudo o que apregoava enquanto músico, conseguindo surpreendentemente cerca de 6 mil votos.
Quanto ao álbum, quando a voz singular de Biafra surge anunciando “Kill the Poor”, tem início um dos discos mais expressivos da história do rock, e esta que abre o disco já é uma mostra da ironia fina e inteligente de Biafra, sugerindo que com o extermínio dos desempregados pelo menos teremos mais espaço para brincar. “Let’s Lynch the Lanlord”, é outra fantástica, com sua levada mais cadenciada (boa pra poguear); “Drug Me”, ao contrário, é tão rápida que a voz chega a parecer estar em uma rotação mais acelerada e suas guitarras soam repetitivas e atordoantes no refrão; e “Chemical Warfare” que brinca no final com o “Tema de Lara” do filme Dr. Jivago”, é outra das grandiosas do disco.
Mas o grande clássico dos Kennedy’s, a mais polêmica e provavelmente a melhor do álbum é “California Über Alles”: uma introdução forte de bateria num ritmo tribal desemboca numa base de guitarra bem flamenca com claras influências de surf-music dos anos 60, o que servirá de lastro para Biafra despejar sua irônica e genial letra, interpretada na pessoa do então governador da Califórnia Jerry Brown revelando-se fascista, nazista, assassino, etc., com o ritmo subindo num crescendo ao longo da música até tomar uma sonoridade mais pesada e acelerada num final extático e arrebatador. "Eu sou o governador Jerry Brown/ Minha aura sorri e nunca faz caretas/ Logo eu serei presidente". A canção gerou alvoroços, desconfortos, restrições mas no fim das contas só serviu para consolidar a condição dos Kennedy’s como uma das bandas mais provocativas e de Biafra como um dos mais cabeças e engajados artistas da cena musical.
O discaço ainda traz as ótimas “Holiday in Cambodia”, igualmente forte, intensa e pesada; e encerra com a irônica, “Viva Las Vegas”, um hardcore agitado com jeito de rodeio.
Um verdadeiro barril de pólvora. Um coquetel-molotov em forma de disco. Conteúdo perigoso e inflamável. E é inevitável; é só colocar pra tocar que pega fogo.
***********************************

FAIXAS:
1. "Kill the Poor" – 3:07 (East Bay Ray, Jello Biafra)
2. "Forward to Death" – 1:23 (6025)
3. "When Ya Get Drafted" – 1:23
4. "Let's Lynch the Landlord" – 2:13
5. "Drug Me" – 1:56
6. "Your Emotions" – 1:20 (East Bay Ray)
7. "Chemical Warfare" – 2:58
8. "California Über Alles" – 3:03 (Jello Biafra, John Greenway)
9. "I Kill Children" – 2:04
10. "Stealing Peoples' Mail" – 1:34
11. "Funland at the Beach" – 1:49
12. "Ill in the Head" – 2:46 (6025, Jello Biafra)
13. "Holiday in Cambodia" – 4:37 (Jello Biafra, John Greenway)
14. "Viva Las Vegas" – 2:42 (Doc Pomus, Mort Shuman)

****************
Ouça;
Dead Kennedy's Fresh Fruit For Rotting Vegetables

Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário