Depois de muita exibição de glamour, estreias, flashes e polêmicas chega ao fim a edição 2011 de um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, o Festival Internacional de cinema de Cannes.
O júri, presidido por Robert De Niro, depois de decretar a indesejabilidade da presença do suposto nazista Lars Von Trier, acabou premiando com o prêmio principal, a cobiçada Palma de Ouro, a produção norte-americana "A Árvore da Vida" de Terrence Melick ("Além da Linha Vermelha"); já o prêmio do Júri foi para o francês "Polisse" de Maiween Le Besc e a direção para Nicolas Winding Refn, pela produção americana "Drive". A Palma de ator foi para Jean Dujardin e a de atriz para Kirsten Dunst pelo polêmico "Melancolia", que aliás deveu grande parte do alvoroço ao seu redor às declarações infelizes de seu diretor, mais do que o brilho do próprio filme, pelo visto. Veja abaixo todos os vencedores da premiação francesa:
***********
- Palma de Ouro: "A árvore da vida", de Terrence Malick (EUA)
- Atriz: Kirsten Dunst, por "Melancolia
- (Dinamarca/Suécia/França/Alemanha)
- Ator: Jean Dujardin, por "The artist" (França)
- Diretor: Nicolas Winding Refn, por "Drive" (EUA)
- Roteiro: "Footnote", de Joseph Cedar (Israel)
- Grande prêmio: empate entre "O garoto de bicicleta" (Bélgica/França), de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, e "Once upon a time in anatolia" (Turquia), de Nuri Bilge Ceylan
- Curta-metragem: "Cross country" (Inglaterra), de Marina Vroda
- Prêmio Câmera de Ouro (para diretor estreante): "Las acacias" (Argentina/Espanha), de Pablo Giorgelli
- Prêmio de Júri: "Polisse", de Maiwenn Le Besc (França)
C.R.
Nenhum comentário:
Postar um comentário