Curta no Facebook

segunda-feira, 23 de maio de 2011

The Jimi Hendrix Experience - "Are You Experienced" (1967)


"Quero fazer com minha guitarra
 o que Little Richard faz com sua voz."
Jimi Hendrix


Enraizado no blues mas com um pé no soul e no jazz, e já abrindo portas para o metal, “Are You Experienced” de 1967 do The Jimy Hendrix Experience é uma daqueles discos indispensáveis em qualquer coleção que se preze. O mestre da guitarra e para muitos o maior guitarrista de todos os tempos, sob a retaguarda competente de Noel Redding no baixo e Mitch Mitchel na bateria, reinventava o jeito de tocar aquele instrumento e concebia um dos maiores discos de todos os tempos e certamente um marco na história da música.
Como o próprio nome faz supor, o experimentalismo rola solto, especialmente em “Love or Confusion” e na magnífica faixa-título com sua clássica base invertida. A psicodelia é uma das marcas registradas da obra e fica bem salientada na tranquila e viajante “May This Be Love”, no entremeado de bateria e guitarra de “I Don’t Live Today” ou na ótima “Third Stone From the Sun”. O blues, alicerce da música do guitarrista, se faz presente de forma bem explícita em “Red House” e mais sutilmente em músicas como a sensual “Foxy Lady” que não é nada menos que um grande blues, forte, potente, distorcido e pesado.
E tem mais: “Can You See Me” é um rockão embalado fantástico; “Manic Depression” soa bem jazzística com sua adorável linha de baixo; “Remember” é uma adorável balada; e "Fire" é simplesmente incendiária.
O disco na época por interesses comerciais saiu em edições consideravelmente diferentes nos EUA e na Grã-Bretanha, o que acarretou em capas diferentes para as duas versões. No entanto, a concepção e edição originais eram as da versão inglesa, que tem lá suas vantagens, como “Can You See Me” e “Red House”, por exemplo; e desvantagens como as ausências de “Purple Haze” e “Hey Joe” que só aparecem na versão americana. Agora, vamos combinar que ambas são igualmente fantásticas. O que resta é ter as duas.
Básico.
Definitivo.
Álbum simplesmente fundamental!
***********************************
FAIXAS:
edição britânica
1. "Foxy Lady" - 3:19
2. "Manic Depression" - 3:42
3. "Red House" - 3:42
4. "Can You See Me" - 2:33
5. "Love Or Confusion" - 3:11
6. "I Don't Live Today" - 3:55
7. "May This Be Love" - 3:11
8. "Fire" - 2:43
9. "Third Stone From The Sun" - 6:44
10. "Remember" - 2:48
11. "Are You Experienced?" - 4:14

edição americana
1. "Purple Haze" - 2:51
2. "Manic Depression" - 3:42
3. "Hey Joe" (Billy Roberts) - 3:30
4. "Love Or Confusion" - 3:11
5. "May This Be Love" - 3:11
6. "I Don't Live Today" - 3:55
7. "The Wind Cries Mary" - 3:20
8. "Fire" - 2:43
9. "Third Stone From The Sun" - 6:44
10. "Foxy Lady" - 3:19
11. "Are You Experienced?" - 4:16

***********************
Ouça:
Jimi Hendrix Experience Are You Experienced



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário