Curta no Facebook

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Johnny Cash - "At Folson Prison" (1968)




"Eu atirei num cara em Reno
só pra vê-lo morrer."
Folson Prison Blues



Outro daqueles concertos clássicos da história da música. Com o ingrediente de este ter sido executado para uma platéia, no mínimo, inusitada: detentos de uma das mais tradicionais penitenciárias americanas, a Prisão Estadual de Folson, na Califórnia.
Aquelas duas apresentações de Johnny Cash na casa de detenção, era o típico do negócio que era bom para os dois lados: para ele, Cash por estar retomando a carreira e tentando reimpulsioná-la depois de um período de recuperação das drogas e para os aqueles condenados que teriam um evento, uma grande atração e sobremaneira alguém com que se identificavam por conta de suas temáticas marginais, principalmente por causa da canção “Folson Prison Blues” que sempre suscitara pedidos através de cartas para que o cantor se apresentasse em presídios. E aquele era o momento certo para fazer um grande show e recuperar o prestígio.
E não teve erro!
A apresentação foi emocionante, o disco resultante dela, “At Folson Prison” lançado em 1968, teve êxito e Cash, revigorado, voltava à evidência.
Pra começar o show o Homem de Preto apresentava seu cartão de visitas com a música que todos ali queriam ouvir, “Folson Prison Blues”, e com seu carisma, sua voz adoravelmente sinistra e sua levada característica de violão, cativava aqueles homens enclausurados ali com uma série de músicas sobre presos, homens simples, dor, solidão, saudades de casa e de suas amadas, ganhando definitivamente o público para seu lado. “Green, Green Grass of Home” fala dessa vontade de rever o lar; “Cocaine Blues” sobre um cara que mata a mulher e acaba exatamente lá, em Folson; e a dramática “The Wall” é sobre o plano de um interno de chegar até o muro da cadeia para fugir mas já sabendo que a tentativa seria suicídio. Além disso, fala de trabalhadores como o solitário e triste mineiro de “Dark as Dungeon”, e na espetacular “The Legend os John Henry’s Hammer” sobre um funcionário de uma ferrovia que tem que praticamente disputar o emprego contra uma máquina, com a percussão imitando as marretadas do operário, numa interessante metáfora sobre o desemprego na sociedade industrial.
Mas Mr. Cash também é romântico como em “Give My Love To Rose” na qual divide os vocais com a esposa June Carter; é sentimental em “Send a Picture of Mother”; mas também faz rir como na hilária “Dirty Old Egg-Suckin'Dog” ou na trágica, interpretada de maneira irreverente, “25 Minutes to Go”, com sua contagem regressiva para a forca.
Surpreende a todos encerrando o show com “Greystone Chappel”, composição de autoria de um dos presos dali, que havia-lhe enviado a canção meses antes ao saber que o cantor se apresentaria na penitenciária, em mais um momento emocionante da apresentação.
Depois daquilo era hora de retornar às celas. A dura realidade voltava a reinar. A diversão havia acabado.
Show lendário de uma das figuras mais importantes da história da música. Talvez o maior ícone do country-rock de todos os tempos e um dos músicos mais influentes que já esteve neste planeta. Ali, com o concerto na prisão de Folson, Johnny Cash se reerguia mais uma vez ressurgindo das cinzas, mas cairia de novo infelizmente. Levantaria novamente, é verdade, cairia de novo e seguiria assim, praticamente até o final de sua carreira quando teria a consagração definitiva e final com a série “Americans” que o faria ter de novo todo o reconhecimento que sempre mereceu. Mas isso é assunto para outra resenha.

******************************************

FAIXAS:
1. Folsom Prison Blues
2. Busted*
3. Dark as The Dungeon
4. I Still Miss Someone
5. Cocaine Blues
6. 25 Minutes to Go
7. Orange Blossom Special
8. The Long Black Veil
9. Send a Picture of Mother
10. The Wall
11. Dirty Old Egg-Suckin'Dog
12. Flushed From the Bathroom of Your Heart
13. Joe Bean
14. Jackson
15. Give My Love to Rose*
16. I Got Stripes*
17. The Legend of John Henry's Hammer
18.
Green, Green Grass of Home
19. Greystone Chapel

*não faziam parte da edição original do álbum, tendo sido acrescentadas no formato CD.


*****************************************
Ouça:

Um comentário: