Curta no Facebook

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

"Lar - Volume I" - Vários Autores - Ed. Multifoco (2014)



Lar
(foto: Leocádia Costa)
"Uma vez, depois de gozar dentro de uma [puta],
acometeu-lhe uma certeza inexplicável de que
só se sentira feliz nessa vida porca e suja
quando estivera no útero.”
trecho do conto “Dentro”,
presente no livro “LAR”



Como havia lhes adiantado aqui no ClyBlog em julho, saiu, enfim, a coletânea "LAR", pela Multifoco, na série Anthology. Consta nela um conto de minha autoria: "Dentro", que já teve publicação aqui no blog em fevereiro de 2012. Pois este foi escolhido para integrar, entre contos e poesias, esta primeira edição da antologia, a qual traz 26 textos ao total.

Estou muito feliz por esta nova publicação depois do meu de estreia, "Anarquia na Passarela: a influência do movimento punk nas coleções de moda" (Dublinense), que lancei há dois anos e que teve uma feliz estrada até agora, coroada com o Prêmio Melhor Livro de Ensaio no Açorianos do ano passado. Além de apreciar o conto em si, este significa minha primeira edição impressa de ficção.

Afora o meu próprio texto, outros chamaram-me atenção. Entre os contos, destaco primeiramente o do paulista GS Lewd, com o esquisito e instigante título “Non Ducor, Duco”. Condução temporal e atribuições psicológicas precisas, tal como admiro e busco em minha literatura. Outro, “Destruído”, de Fábio Baptista, impressiona tanto pela construção temporal quanto pela triste e impactante história de uma família arruinada por uma trágica morte. Na mesma linha de dramas familiares, “Memórias” conta o retorno para casa da advogada Nina, com o bonito detalhe de que a voz feminina em primeira pessoa saiu da cabeça de um homem, o montes-clarense Emerson D. E Pimenta. “Em Pedaços”, da fluminense Bruna Leôncio, igualmente chafurdando nas feridas de família, também merece nota.

Entre as poesias, adorei especialmente a sensível e pungente “Pele”, de Paula Tolentino, também de RJ, a qual faço questão de transcrever aqui na íntegra:

Fina fronteira entre dentro e fora
passagem
traje com que transito no mundo

Vestido d’alma
guarda, impele

Protege expõe
o que vai dentro

Encontro no precipício
migração e mistério

Quero habitar este limite
mão dupla
mim, mundo

Ainda, das poesias, “O poema se faz em casa” (Cláudio Lopes de Araújo, Goiás) e “Vida doméstica” (Susana Savedra, RJ), que passeiam pela imensidão do “lar interior”, o sem título de Vinícius Trindade (“da janela do meu/ quarto aberta/ ouço o resto do mundo/ e está provado:/ o cotidiano/ faz muito barulho/ por nada”) e a exemplarmente feminina “Entre sem bater”, de Mariana Moura.

Enfim, uma bonita edição, caprichada e de bom tamanho no que se refere à quantidade de textos. Além de ter gostado de participar, é interessante poder conhecer produções tão diversas e provindas de diferentes cantos do país, que dificilmente se encontrariam com facilidade e/ou juntas num único volume.

Que venham novas antologias, pois já estou querendo mais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário