Curta no Facebook

domingo, 7 de fevereiro de 2016

ARQUIVO DE VIAGEM - Itacaré/BA - 18/01/2016 a 25/01/2016




O Farol Quadrado, no extremo da Praia da Concha.


Esse ano minha pequena temporada de férias foi na cidade baiana de Itacaré. Localizada na chamada Costa do Cacau, a cidade dependeu por muitos anos exatamente do cultivo e da produção deste fruto mas por conta de variações na produção, transformações econômicas e tônicas de mercado, as alternativas passaram a ser outras como a pesca e o predominantemente o turismo.
Cidade pequena, aconchegante e repleta de belas praias, isso tudo sem falar na simpatia e prestatividade do povo baiano e, é claro, da tradicional e saborosa culinária baiana.
Estada curta, de apenas sete dias,mas extremamente proveitosa e agradável. Aliás, acho que na medida certa: o ideal para turistas creio que seja exatamente por aí, de sete a oito dias, dez no máximo. Você vê tudo, passa por todas as praias, faz todas as trilhas, passeios guiados e tem tempo e não fica faltando nada. Não fizemos as trilhas mais longas porque estávamos com crianças, nem o passeio pela Península porque já havíamos feito uma ótima tour de canoa pelo rio com um pescador, mas também são opções muito procuradas e creio que bem interessantes. De resto, recomendo as quatro praias na área central da cidade, separadas apenas por um morro entre uma a outra mas com características físicas distintas, estruturas e atrativos diferentes, a Ribeira, a Praia do Costa, a da Tiririca e a do Resende. Na da Ribeira, por exemplo, temos uma infraestrutura melhor com restaurantes, mesas e até uma estação de arvorismo onde se pode deslizar por uma tirolesa sobre a praia; na Tiririca, um  pouco menos dessa estrutura, apenas com guarda-sóis e cadeiras de aluguel na areia e restaurantes mais recuados; e na simpaticíssima Resende, apenas alguns quiosques de vendedores de coco e bebidas mas em compensação uma área ao fundo da praia, com um adorável gramado onde pessoas esticam cangas, fazem piquenique, lêem livros, fazem yoga, massagem ou simplesmente relaxam. Na da Concha também se come muito bem e pode-se, no fim da tarde, apreciar um belíssimo pôr do sol no mirante Ponta do Xeréu, que a separa da praia da Coroinha, predominantemente de pescadores.
Fora da área urbana, na estrada para Ilhéus, estivemos na elitista, desinteressante e homogênea Itacarezinho onde já se paga caro para entrar, depois paga-se caro por guarda-sóis e cadeiras que pelo preço da entrada deveria estar incluído no preço, e ainda por cima, lá dentro, têm-se apenas uma opção de refeição  num restaurante extremamente metido a besta todo cheio de frescura até para escolher uma mesa e com pratos comuns custando os olhos da cara. Ali perto fomos também na praia da Engenhoca que exige uma trilha, não muito complicada, de mais ou menos uns 20 minutos e para a qual demos um certo azar de pegar um dia de chuva que abreviou nosso passeio naquele dia.
Ainda fora da área urbana, já no caminho para Taboquinhas, tem a interessante fazenda de cacau Vila Rosa, antigamente propriedade de uma antiga família tradicional da região cacaueira, hoje um ponto turístico restaurado por um investidor norte-americano que mantém uma produção mínima artesanal.
Na cidadezinha, o passeio pela rua Pedro Longo é indispensável! Ali, na rua também conhecida como Ptuba, encontra-se artesanatos, comércio variado e restaurantes de diversas especialidades. Lá comemos um macarrão com frutos do mar de um italiano radicado em Itacaré que abriu seu negócio e resolveu misturar as características das cozinhas, no restaurante Mediterrâneo; uma ótima picanha de uma dupla de irmãos gaúchos que resolveram firmar raízes por lá, no ótimo Panela de Barro; e no fim da rua, quase já na praia da Coroinha, na praça do Cachorro, o melhor acarajé que comi até hoje, na barraquinha Acarajé Experto. Se você for à Bahia não deve sair de lá sem comer um, e se for a Itacaré, não deve sair sem comer esse acarajé.


Abaixo, alguns registros de imagens do lugar e de nossa passagem:


Pôr do sol na praia da Coroinha

Praia da Coroinha, predominantemente de barcos de pescadores

Praia da Ribeira vista do alto

Praia da Tiririca, logo ao lado da Ribeira

Caminho entre uma praia e outra, indo para a Resende

A adorável Praia do Resende e seu "pátio"

Praia do Itacarezinho. Mar forte, paisagem excessivamente homogênea e
extremamente cara
Praia da Engenhoca.
Infelizmente tivemos um dia chuvoso por lá

Já de saída da Engenhoca

Vila Rosa e seu antigo casarão na fazenda de cacau

O interior do casarão com os móveis originais preservados

Pé de cacau com pequeno fruto

Parte interna do fruto com a semente que é sua parte principal

Na visita guiada, informações sobre o fruto e seu processo
para industrialização

O centro histórico, hoje bastante reduzido

A Igreja Matiz, construção de 1723.
Bastante modesta mas extremamente significativa historicamente

Passeio de barco pelo Rio das Contas.
Clima meio "Apocalipse Now"

A vegetação de mangue às margens do rio

Cachoeira do Cleandro.
Rota de visita do passeio pelo rio


A casa de pau-a-pique que nos serviu de restaurante no passeio de canoa

Este seu intrépido blogueiro e sua caça.
Catador de caranguejo!


Tirolesa na visão do blogueiro "aventureiro"


O bloguiero aventureiro visto da praia




Cly Reis

Um comentário:

  1. Boa dica, hein? Adorei a junção de praia com cidade histórica. Deve ser ótimo.

    ResponderExcluir