Curta no Facebook

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

3ª Festa de Rua da Bento Figueiredo – Bairro Bonfim – Porto Alegre/RS (25/09/2016)

 



Visão geral da entrada da rua.
Convidados por nossa hermana Carolina Costa, Leocádia e eu fomos a uma agradável feira a céu aberto ocorrida na Rua Bento Figueiredo, uma pequena travessa do bairro Bonfim acostumada a, durante a semana, comportar apenas a correria dos automóveis, uma vez que funciona como passagem entre duas vias de bastante movimento, a Felipe Camarão e a Ramiro Barcellos, as quais se ligam uma a outra por meio desta primeira. Neste domingo de uma tarde nublada, entretanto, a via serviu de abrigo para a feira, esse belo tipo de iniciativa que aos poucos Porto Alegre vai adotando a exemplo de Rio de Janeiro e São Paulo: a da ocupação de espaços públicos para ações comunitárias e alternativas ao comércio pasteurizado.
Tinha de tudo um pouco na feira: antiguidades, roupas, bijuteria, brechó, artesanato. Havia também vinis, os quais, claro, dei uma boa parada para ver. Muito bons, tanto em conservação quanto de diversidade e qualidade na banca da Bugio Discos, que, organiza, inclusive, a Feira do Vinil de Porto Alegre, a qual acontece na Casa de Cultura Mário Quintana e já é um sucesso de público em sua 5ª edição. Nesta feira, entretanto, eles eram os únicos a oferecer discos, tanto reimpressões novas quanto usados. Coisas bem variadas de rock internacional, MPB e um pouco de jazz. Grata surpresa foi encontrar uma edição do “Tubarões Voadores”, do Arrigo Barnabé, de 1985 (que o meu primo e clyblogger Lúcio Agacê me apresentou lá nos anos 80), contendo o encarte original, que é um HQ, de autoria do cartunista Luiz Cê, super raro. Tão raro, que justificava o valor do disco: R$130,00. Contentei-me em levar, a um preço bem mais em conta, um João Bosco, “Gagabirô”, de 1984, um dos de maiores vendagens do cantor e compositor mineiro, que contém o hit “Papel Machê”.
Fora isso, tinham brincadeiras coletivas para crianças, como bolhas gigantes, além de musica mecânica e apresentações artísticas, como a de um espirituoso mambembe e suas acrobacias. Paramos para assisti-lo, e não é que, sob os olhares atentos de adultos e pequenos, o sol, até então escondido por detrás da espessa camada de nuvens, deu de aparecer? Não por muito tempo, pois a nebulosidade logo o cobriu de novo e a noite chegou para selar de vez a tarde. Mas enquanto esteve presente, fosse com os raios pelas frestas das nuvens ou mesmo por entre elas, o astro-rei nos permitiu enxergar com olhos mais atentos aquela rua de construções antigas bonitas, as quais não raro se anulam no vai e vem acelerado da maior parte dos dias da semana. É como se nos projetássemos em um tempo e como se aquela rua ali ganhasse uma aura mágica – a qual, na verdade, é uma magia que já lhe pertence. A nós é que cabe reduzir a marcha um pouquinho e apreciar as coisas do jeito que elas são. Na nossa bela tarde mais nublada que ensolarada, deu para fazer isso.

Público conferindo a Feira

Roupas e acessórios independentes.

Tem de tudo na feira da Bento Figueiredo
Vinis da Bugio foram devidamente apreciados.

Sapatos à venda no brechó

Leocádia conversa com o dono do brechó Gama

As hermanas Leocádia e Carolina caminham pela feira

Carolina se senta com a criançada para assistir ao show

E agora as facas.

Snoopy e charlie Brown encontraram companhia.

A Kombi nos levou de volta à era hippie







por Daniel Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário