Curta no Facebook

sábado, 28 de outubro de 2017

cotidianas #535 - O Sistema



-... e esta é  a sua estação  de trabalho. Aqui tem tudo o que é necessário para a execução de seu trabalho. Mas caso ainda precise de mais alguma coisa, aperte este botão e fale calmamente em voz alta e clara o que precisa. Sua solicitação irá  diretamente para o sistema que avaliará se será  possível atendê -la. Alguma pergunta até aqui?
Um tanto atordoado pela quantidade e velocidade das informações, o novo funcionário, tentando assimilar e ao mesmo recuperar-se daquela enxurrada, aproveitou a oportunidade, uma vez que seu cicerone pausara a apresentação, para dizer algumas palavras que sinceramente ansiava por manifestar:
- Não. Até aqui tudo bem. Eu só queria dizer que vocês soubessem o quanto eu estou satisfeito e honrado de ter sido escolhido para trabalhar aqui e que vou fazer o possível para corresponder.
O funcionário responsável pela apresentação, sem demonstrar qualquer tipo de emoção, limitou-se a responder:
- Sua manifestação será registrada no sistema.
Insatisfeito com a reação do guia designado a apresentar-lhe seu novo local de trabalho, uma vez que esperava, quem sabe, iniciar uma conversa que lhe revelasse mais sobre sua contratação, especulou:
- E, a propósito, como é que eu fui acabar sendo escolhido para esta vaga. É um cargo bastante disputado, afinal...
- O senhor foi sorteado pelo sistema. - foi apenas o que informou o outro de forma fria e mecânica.
Percebendo que não  conseguiria desenvolver nenhuma conversa amistosa de novos colegas de trabalho, o novato acomodou-se em seu posto quando então passou a receber novas instruções sobre o trabalho propriamente dito.
- Sua tarefa é simples: o senhor deverá  preencher estes campos - explicou apontando para a tela do computador - com os números  1 ou 2 de acordo com esta planilha - direcionando a mão agora para uma pasta em cima da mesa. 
Percebendo não haver dúvidas, prosseguiu:
- Sua remuneração dar-se-á de acordo com sua produtividade, ou seja, quanto mais campos preenchidos, maiores seus ganhos. O sistema bloqueia o acesso aos computadores, automaticamente, ao meio-dia para o almoço, e às 18 horas no fim do expediente, não permitindo horas extras de modo a garantir igualdade de condições para todos os funcionários.
- Bem, é isso então... Creio que não haja duvidas. - antecipou-se o novo membro da empresa mesmo sem ser perguntado.
- Muito bem . Sendo assim, o senhor pode começar.
Já quase saindo do cubículo de trabalho do novato, o cicerone representante da empresa, voltou-se mais uma vez ainda e, pela primeira vez naquela manhã, dava alguma demonstração um pouco mais humana, se bem que, dada a estranheza de sua manifestação, antes não a tivesse feito:
- E, antes que eu esqueça: parabéns  pelo bebê.
A esposa havia tido a confirmação apenas no dia anterior. Contara-lhe à noite. Ele sequer havia comentado com amigos. Era impossível.

Estupefato, o recém contratado perguntou:
- Mas como você sabe disso?
- O sistema sabe de tudo.




Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário