Curta no Facebook

segunda-feira, 25 de junho de 2018

"Time dos Sonhos", de Luís Fernando Veríssimo - ed. Objetiva (2010)



"Só o futebol permite que você
sinta aos 60 anos exatamente o que sentia aos 6.
Todas as outras paixões infantis
ou ficam sérias ou desaparecem,
mas não há uma maneira adulta de ser
apaixonado por futebol."
Luís Fernando Veríssimo



Leitura bem legal para quem gosta de futebol, nesses tempos de Copa do Mundo, é "Time dos Sonhos", de Luís Fernando Veríssimo. Apaixonado por futebol e correspondente em várias Copas, Veríssimo conta suas experiências nos Mundiais de futebol, fala sobre craques, grandes partidas, curiosidades dos países, sempre com seu tradicional humor afiado e inteligente. O mal de Montezuma no México em 1986; um terremoto em San Francisco, na Califórnia, na Copa dos Estados Unidos, ou as escadarias infinitas do estádio em Yokohama, no Japão, são relatos bem-humorados de Veríssimo numa verdadeira viagem no tempo por dez Copas do Mundo e mais de trinta anos. "Como personagem do poema de T.S. Elliot que podia medir sua vida em colherinhas de café, podemos medir nossos últimos 28 anos em Copas do Mundo.", resumia bem o autor na crônica "Recapitulando", na França, em 1998.
Além destes relatos de Copas do Mundo, "Time dos Sonhos" traz crônicas sobre futebol em geral, o sentimento do autor em relação ao jogo em si, a relação com seu time do coração, o Internacional, recordações de infância , impressões e análises descontraídas, além, é claro, de suas impagáveis crônicas cotidianas, neste caso, especificamente, envolvendo obrigatoriamente, o futebol.
A crônica sobre a bola, a primeira bola de um moleque e o que ela significa para ele é linda; a análise do camisa dez no futebol é perspicaz; e o conto do futebolzinho dos sábados que ganhou proporções gigantescas são alguns dos melhores momentos deste ótimo livro, altamente recomendado para quem gosta de uma boa leitura e de futebol.




Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário