Curta no Facebook

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

"Soul", filme de Peter Docter (2020)

 

VENCEDOR DO OSCAR DE
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO E
MELHOR TRILHA SONORA


Esse é o filme para apresentar para aquela pessoa que você conhece que tem preconceito com longas de animação. O conceito dessa pessoa vai mudar , com certeza. Não só pela estética, pelo visual exuberante, pela qualidade de animação que ultrapassa a perfeição, mas também pela delicadeza e profundidade do roteiro e a maneira como ele aborda esse tema da vida e morte de modo tão simples e belo. Vou secar as lágrimas e continuar o texto...

Em "Soul", Joe Gardner é um professor de música de ensino fundamental, desanimado por não conseguir alcançar seu sonho de tocar no lendário clube de jazz, The Blue Note, em Nova York. Quando um acidente o transporta para fora do seu corpo, fazendo com que ele exista em outra realidade na forma de sua alma, ele se vê forçado a embarcar em uma aventura ao lado da alma de uma criança que ainda está aprendendo sobre si, para aprender o que é necessário para retomar sua vida.

Eu acredito que esse seja um dos longas da Pixar que menos senti o peso “infantil”, temos muito desta parte com a personagem 22, mas de resto é um filme repleto de simbolismos. Claro que uma criança conseguirá entender sobre o que fala o filme, vai acompanhar a narrativa muito bem, mas o filme, dialoga muito mais com quem já tem uma história de vida, embora apresente uma certa dificuladade em trabalhar conceitos estabelecidos por ele mesmo, onde em tal hora, determinada coisa é importante e em outra, logo ali, já não é mais.

Um longa de surpresas boas. Reflexivo, profundo e,
ao mesmo tempo, viualmente agradável para os pequenos.

A Pixar com "Soul" atinge um nível de qualidade de animação absurda! As cores, a modelagem dos personagens, as texturas, os cenários, o cuidado em cada detalhe, é tudo primoroso. A construção de personagem, a sua jornada, a forma sutil e divertida da narrativa faz com que você nem perceba o tempo passar. A Pixar acerta demais. 

Eu não consigo lembrar de um longa Pixar que seja decepção. Claro quetem aqueles que não atingem a nossa expectativa mas o que provavelmente, nesses casos, ocorre mais por culpa nossa do que do filme, porque DECEPÇÃO mesmo, nunca houve. "Soul" é tão magnífico em seu texto, que, por mais sutil que sejam suas falas, quando você  reflete sobre o que está sendo dito em tela, aquilo é como um soco na sua consciência. Tem suas falhas, suas incoerências com a própria história, mas é uma narrativa muito bem feita com umas viradas que quebram suas expectativas.

 Por mais que utilizem mais uma vez a fórmula Pixar (e muito bem executada, mais uma vez), seus longas nunca são só isso e sempre entregam algo mais. Em "Soul”, você vai ver uma animação para se divertir e passar tempo e termina refletindo sobre a sua vida, sua jornada, se dedicar uma vida para realizar apenas um sonho, deixar de aproveitar outras oportunidades da vida, outras portas que se abrem, por um único objetivo e vai acabar se questionando se tudo isso é tão valido assim.

 E quando chegar no seu sonho? Vai ter forças para buscar outro? A vida tem sentido sem um objetivo? Ahhhhh!!!! Chega... Assistam “Soul”, sou seus bando de Zé.

Na boa! A animação de “Soul”, junto com sua trilha, são algumas das melhores coisas
que você vai ver e ouvir nesse 2021. Já falo agora!



por Vagner Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário