Curta no Facebook

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

"Spencer", de Pablo Larraín (2021)

 


Tem muita coisa boa nesse filme mas, sem sombra de dúvidas, Kristen Stewart é a maior delas. Sua atuação é um assombro! Palmas!!!

1991. Durante os feriados de fim de ano, a Princesa Diana (Kristen Stewart) percebe que seu casamento com o Príncipe Charles não está dando mais certo e resolve renegar um caminho que a colocava na linha de sucessão da coroa.

"Spencer" é um longa muito certinho, no qual dificilmente você vai ver algum erro. Particularmente, não vi nada que atrapalhe a narrativa ou a experiência com o filme, ou ainda a aproximação e o vinculo com a personagem. Meu único aviso é que é interessante que o espectador já tenha um certo conhecimento prévio do que é família real britânica e de como estavam suas relações internamente no final dos anos 80 e inicio dos 90. Não é fundamental, mas conhecendo todo o contexto, você acaba imergindo ainda mais no filme. 

O longa tem seus muitos méritos, mas o maior de todos , além da bela fotografia e enquadramentos (mais um longa que usa muito bem a câmera, ao seu  favor) é, como já antecipei, a atuação de Kristen Stewart que domina tudo e consegue nos entregar uma das melhores atuações de sua carreira.

Tudo muito bem feito, nada no longa sai dos trilhos, câmera sempre muito bem posicionada e uma parte técnica impecável. A fotografia é espetacular, criando uma nevoa que confere todo um clima de sonho ou pesadelo, com uns enquadramentos e sequências que lembram filmes de terror psicológico, aumentando a tensão de algumas cenas, mesmo estando longe de ser um terror, o que é bom deixar claro. Esse clima de sonho ou realidade nos coloca na mente da personagem e nos faz acompanhar as mesmas coisas que ela e, às vezes, tanto quanto ela, não entender bem o que se passa. Por isso, a dor de Diana dói em quem assiste e tem noção da real história. Uma direção, a cargo do chileno Pablo Larraín, que sabe o que quer, uma trilha competente e bem pontual do Radiohead Jonny Greenwood , aliada à atuação fora do comum da estrela principal, fazem de "Spencer" um dos grandes destaques para a temporada de premiações desse ano.

Esse olhar... Estou apaixonado por uma atuação.



por Vagner Rodrigues

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário