Curta no Facebook

terça-feira, 24 de agosto de 2010

cotidianas #43 - A Menina do Bolo de Cenoura


Não dava tempo de almoçar então pegou alguns pedaços do bolo de cenoura que estava na geladeira, botou num pote qualquer e levou, pelo menos, para não morrer de fome no trabalho. A mãe fizera no dia anterior, na tarde de domingo, mas não tinha conseguido provar. Correira, sabe? (Mas adorava aquele bolo de cenoura da mãe).
Desde que chegara na loja naquele início de tarde a coisa foi pegada; loucura total. Clientes, gerente, experimenta aqui, compra ali, crédito ou débito?, quanto a senhora calça?, 35?, 38?, o 37 fica melhor, volte sempre. Ufa!
Quatro da tarde: hora do lanche. Estava azul de fome. Aquele bolo de cenoura ia salvar a vida. Um pedaço na boca: hummm!!! Caiu na asneira de oferecer à amiga que lanchava junto e esta, curiosa, por tamanho orgasmo gustativo, aceitou provar " só um pedacinho". Hummm!!!
-Nossa! Quem foi que fez?
-Minha mãe.
-Caraca, muito bom!
-Só peguei uns pedaços que tinham sobrado de ontem na geladeira. Da próxima vez que a minha mãe fizer eu trago mais - mas nisso já a supervisora já estava apressando as duas por causa da demora e tiveram que retomar todo aquele experimenta aqui, compra ali, crédito ou débito?, quanto você calça?, 35?, 38?, o 37 fica melhor, volte sempre...
Dias depois a mãe fez outro bolo de cenoura, desta vez a pedido, para que a filha pudesse dividir com a amiga. Levou para o lanche da tarde mas desta vez uma outra, nova na loja, foi junto. Tudo bem, tinha levado um pedaço maior e daria para ceder um pedacinho à nova colega, que até mesmo tinha levado um sanduíche natural e por certo não iria comer muito.
-Hummm!!!
-Hummmmm!!!
-Já provou o bolo de cenoura que a mãe dela faz?
-Não.
-Prova.
...
-Hummm!!! Muito bom!  Hum! Bom, bom! - disse com a boca cheia abandonando de vez o sanduíche. Não sobrou nada e a própria dona do bolo, no fim das contas, não pôde, lá, desfrutar muito do próprio lanche.
Passara então a ser hábito comerem bolo de cenoura nos intervalos sempre que a mãe fazia. Quando sentiam falta, quando espaçava muito d'a mãe fazer, chegavam mesmo a cobrar: "não vai trazer mais bolo, é?". Havia já encomendas das amigas, "pede pra tua mãe fazer um só pra mim. eu pago pra ela".
E o tal do bolo de cenoura virou lenda.
Vendedoras da pequena galeria comercial onde trabalhavam comentavam entre si, espalhavam a notícia que a menina daquela loja do 3° levava um bolo de cenoura para o lanche da tarde, hummm, maravilhoso! E a mãe dela que fazia.
Chegavam a ir perguntar pelo bolo na loja, "é aqui que trabalha a menina do bolo de cenoura?". Abordavam-na no elevador, "você que é a garota do bolo de cenoura? Como é que eu faço pra sua mãe fazer um pra mim? Ouvi dizer que é muito bom." E a mãe que fazia o bolinho despretensiosamente, para os filhos, para as tardes de domingo, se divertia, ao mesmo tempo que se surpreendia e se orgulhava um pouco do tamanho da fama da guloseima.
Um dia chegou uma moça na loja e perguntou pela menina do bolo de cenoura e responderam-lhe que não trabalhava mais lá. A loja tinha cortado funcionários, coisa e tal e os mais novos tinham sido mandados embora. Agradeceu a informação e saiu da loja com cara de decepcionada.
O desemprego não foi problema por muito tempo. Ela e a mãe acharam de fazer o bolo pra vender por aí. Primeiro foi em lojas nos horários de intervalo dos funcionários, depois na praia, depois já tinham uma banca, depois alugaram um espaço na Tijuca, e dali partiram pra ter a sua própria loja na Zona Sul. Hoje a "Menina-Cenoura" é uma rede de confeitarias espalhada pelo Rio de Janeiro inteiro. Tem até propaganda na TV. O bordão da moça do comercial é bem assim: "Hummm!!! Bom! Muito Bom! Todo mundo repete por aí.


* baseado em fatos reais;
mais precisamente no bolo de cenoura que a minha mãe faz
e que as colegas da minha irmã adoram.



Cly Reis

4 comentários:

  1. A estória é linda, singela e doce, nem parece real, mas, sinceramente gostaria que a real tivesse o mesmo desfecho desta.A mãe da menina do bolo de cenoura ficaria muito feliz. Iara.

    ResponderExcluir
  2. O Matheus podia verder esse bolo na praia. Lembra da minha idéia dos sonhos da vovó Iara? O bolo de cenoura também caberia. Nunca vi ninguém vender este tipo de iguaria na praia, principalmente com tamanha qualidade. Mas como eu já havia dito, tem que ser na praia certa, no horário certo. O problema é o bolo acabar antes do Matheus chegar na praia.
    Rosana

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh que lindinha a estóriaaa!!!! Será que vai ter esse final feliz??? Acho bom investir, hein? Adorei a parte da cliente perguntar por mim e eun nao estar mais lá! Ameiiii! Vou imprimir e levar lá pra loja! hahaha

    Beijo, mano. Muito fofo esse conto

    ResponderExcluir
  4. Clayton, espetacular! Lindo mesmo. É bem como comentaram: uma história simples, singela e doce - literalmente (Entendeu: história doce... bolo de cenoura, hehehe). Afora minha piada infame, voltando a falar sério, como eu, tu sabes o quanto são emocionantes e ricas as pequenas histórias, que conseguem, pela amplitude sentimental de seus argumentos, muitas vezes quase "vazios", redimensionar e amplificar aquele pequeno universo. É assim o bom cinema europeu que tanto amamos, né? É como um "Bagdad Café" ou "Minha Vida de Cachorro"; é assim com algumas obras-primas da literatura: um "O Alienista" ou "A Dama do Cachorrinho"; grandes músicas, a ve um "Pedro Pedreiro", uma "Saudosa Maloca". Sei que tu és despretencioso quanto a estas coisas que tu escreves, mas vendo de fora uma crônica como esta, digo que está no nível de uma grande obra como as que citei.
    Bj, Dã.

    ResponderExcluir