Curta no Facebook

terça-feira, 29 de março de 2011

Melhores Álbuns dos Anos 90

O site da revista Rolling Stone publicou os melhores álbuns dos anos 90 segundo seus leitores. Boa lista. Alguns bateriam com a minha. Discordo de ter dois Smashing Pumpkins, por exemplo, de incluir o, para mim, ruim "Achtung Baby", o tal Jeff Bucley que não existe, mas no todo é bem pertinente. De incontestável mesmo só a quase unanimidade "Nevermind" do Nirvana que normalemente vai aparecer em primeiro em qualquer lista que se faça daquela década.
Confiram aí a lista dos leitores da Rolling Stone:


1. Nirvana - "Nevermind"

2. Radiohead - "OK Computer"

3. Pearl Jam - "Ten"












4. U2 - "Achtung Baby"
5. Oasis - "(What's the Story) Morning Glory
6. The Smashing Pumpkins - "Siamese Dream"
7. Metallica - "Metallica" ou "Black Album"
8. Jeff Bucley - "Grace"
9. The Smashing Pumpkins - "Mellon Collie and The Infinite Sadness"
10. Guns'n Roses -"Use Tour Illusion I e II"

2 comentários:

  1. Esse "Achtung Baby" só tem mídia em cima. Acho que ninguém dos que admiram parou para escutar direito e perceber que é uma droga (e olha que é produzido pelo Bria Eno, que normalmente "arruma a casa"). É uma inustiça com o Zooropa, esse sim uma obra-prima. O Zooropa é o Achtung baby que deu certo: mesmo conceito de pop moderno, mesma Berlim como inspiração, mesmo produtor, hits tanto quanto; só que a ideia "fechou", deu certo. Zooropa é o Magical Mystery Tour do U2. Fora este, acho que o Odelay do Beck devia figurar no Top 5,quanto mais entre os 10. Tem o Big Calm do Morcheeba, o Moon Safari do Air, o Post da Björk; mas esses até podem vir depois. Pelo menos o Odelay - meu preferido da década.
    Dã.

    ResponderExcluir
  2. É uma boa lista, ms com certeza tem suas deficiências. Concordo plenamente com o lance do U2. As pessoas ficaram impressionadas com o rompimento em relação ao que eles vinham fazendo anteriormente mas nõ atentaram pra qualidade. Tanto que os prórpios integrantes quase brigaram e a 'música da paz' foi "One" que não fugia muito da característica deles. O Zoo tinha a mesma proposta mas muito aperfeiçoada.
    O Odelay é obrigatório numa lista dos 90.
    Pra mim ainda faltaria o Scremadelica, o Dig Your Own Hole, o Loveless... mas como eu disse tem coisas que não dá pra desprezar dali como o Radiohead, o Smashing, o Oasis (ainda que eu não goste mas reconhecendo que é dos significativos de um modo geral pra década).Enfim, não é uma lista absurda. Tá bem, tá bem.

    ResponderExcluir