Curta no Facebook

terça-feira, 7 de junho de 2011

cotidianas #85 - NOMES


"Nome", Arnaldo Antunes
Essa coisa dos nomes das pessoas é algo que pode ser muito curioso às vezes. Uma amiga me contou que certa vez, tendo levado seu filho pequeno a um posto de saúde, aguardava na sala de espera a chamada pelo nome do menino e entre Felipes, Vitórias, Pedros e Alices, de repente a enfermeira põe a cabeça pra fora da sala e sai com um "Micarráquinem da Silva". Micarráquinem da Silva??? Pode?

**********************

Pais são fogo. Se forem pobres, então, são um perigo. Não é preconceito, é conceito formado baseado em observação. Notem como na maioria das vezes estes nomes de homenagem a personalidades importantes, a personagens de novela, aquelas combinações malucas do nome do pai com o da mãe normalmente vem das classes mais baixas. É duro dizer mas é verdade. O meu mesmo, que não é nenhum absurdo mas também não é la comum, é uma homenagem a um jogador dos anos 70 que eu nem sei em que time jogava. Mas gosto dele. gosto mesmo. O problema é que ninguém consegue pronunciar direito e eu sempre tenho que repetir mais de uma vez.

********************

A propósito de nome de jogador, houve uma obra e que eu estava trabalhando onde me pareceu um Hideraldo. Um dia estava conversando com ele num intervalo qualquer e perguntei se o nome era por causa do Hideraldo Luís Bellini, jogador da Seleção Brasileira de 1958. Ele então, 'caindo a ficha', respondeu, "ah, bem que eu sabia que o meu nome tinha a ver com o de algum jogador". Expliquei pra ele de quem se tratava, que o Belllini tinha jogado em 58, que tinha sido o primeiro jogador brasileiro a levantar a taça e que até tinha uma estátua dele em frente ao Maracanã. Acho que ele gostou de saber que o nome era mas importante do que jamais imaginara.
Mas esse Hideraldo não tinha nada lá muito a se elogiar: dias depois já começou a faltar, outro dia chegou bêbado e logo depois sumiu levando o uniforme e a botina da empresa.

******************* 

Ainda sobre jogadores de futebol teve um cara que registrou o filho com os nomes de todos os titulares da Seleção brasileira de 70. Sério!
Félix Carlos Alberto Brito Piazza Everaldo Clodoaldo Gérson Pelé Jair Tostão Rivellino... de Souza, da Silva, Pereira ou qualquer coisa assim.

*******************

Na época que eu tinha um time de bairro, de futebol sete, mesmo tendo o time base, aqueles de fé, volta e meia rolava uma certa rotatividade e alguma dispensa ou inclusão acontecia. Sempre que ficávamos sabendo de alguém com futebol interessante, com potencial, com qualidades, dávamos uma conferida, chamávamos pra bater uma bola informalmente e íamos, por assim dizer, negociar a contratação. Assim que soubemos por um dos nossos jogadores que um carinha novo que tinha ido morar numa vilinha perto do campo onde jogávamos era bom de bola, jogamos uma pelada de fim de tarde, comprovamos a categoria do sujeito e o convidamos pra jogar conosco. Como ele era novo no bairro, não tinha compromisso com outro time, fechou com a gente mesmo. Era conhecido por João porque era assim que chamava às pessoas de quem não sabia o nome, mais ou menos como o Garrincha se referia às suas 'vítimas', de quem nem valia a pena saber o nome porque eram todos iguais e iam ficar estatelados no chão mesmo. Todos uns Joões! E ele preferia que fosse assim uma vez que era sabido que não gostava do próprio nome. No máximo permitia que lhe chamassem do segundo nome, Vinícius. Durante muito tempo chamamos aquele cara apenas de João sem saber  efetivamente qual o seu verdadeiro nome, até porque coisas como esta no futebol de rua, de bairro, de amigos, não fazem a menor diferença. Mas um dia deu de haver um campeonato e ser necessário uma inscrição e aí o João teve que revelar seu nome: "Alcione Vinícius", revelou ele contrariado.
Alcione...
- Tenho a maior bronca do meu velho por causa disso. - dizia ele.

*************************

Soube também de um caso interessante: os pais, tendo alguma 'inspiração' daquelas de gosto bastante duvidoso resolveram botar no filho quando nascesse um nomezinho, no mínimo, complicado. Como desta história não sei detalhes vou chamar o garoto de Athaualpakauê, Ok? 
Então... O fato é que ninguém conseguia aprender nem pronunciar o nome do futuro bebê. Nem avós, nem tios, nem amigos, ninguém. Passou-se a gestação inteira com o nome decidido e com as pessoas quase engolindo a língua para falar o nome da criança que estava por vir. Atapauê, Atacapalauê, Atanásio Cauê. Deu-se então que nascida a criança, e com os pais entendendo a dificuldade dos parentes, as complicações que poderiam acontecer na escola, na vida social e tudo mais, tiveram bom senso e resolveram mudar o nome. O pai saiu da maternidade e foi registrar então o filho com o nome mais comum, digamos José, por exemplo, de modo a facilitar totalmente pra todo mundo. Mas aí era tarde demais: todos, apesar da dificuldade já tinham aprendido, acostumado, comprado presentes, toalhinhas, babadores, caminhas, brinquedos gravados com o complicadíssimo nome antigo e por pior que fosse já estava consagrado. Aí que mesmo registrado José, é chamado e conhecido pelo nome que era pra ser mas que acabou não sendo. Athaualpakauê.

*********************


Cly Reis

2 comentários:

  1. Não fica constrangido de creditar a gente pobre este tipo de prática de nomear filhos com estrangeirismos absurdos. O Moacyr Scliar era da mesma tese, e dizia que, querendo ou não, os pais, pela liberdade da nossa língua, têm o direito (ele imitava um pai dizendo: "Não gostou? Vai encará?").
    O meu nome, embora tenha sido inspirado igualmente em um jogador de futebol (ao qual eu igualmente não faço ideia de quem foi), tem um pouco mais de significados, pelo menos pra mim. Tem a coisa bíblica, a qual a passagem de Daniel é super bonita e siginificativa pra mim mesmo que eu não me chamasse Daniel. E gosto de nomes masculinos que não terminhem em "o", como João, Pedro, Luciano, Antonio. Terminar em "l" é mais charmoso, me parece. Mas legal mesmo é o da Karine, que seria André pois por toda a gestação da mãe já que se acreditava ser um filho homem que nasceria. Quando saiu aquela menina, tiveram que escolher um nome de supetão. Acho que essa tática mais espontânea funciona bem.
    Dã.

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante este artigo,conseguiste abranger vários aspectos em torno do assunto.Muito do que contas eu desconhecia.
    E como disseste teu pai era um desses pais inspirados; deu o nome ao l°filho em homenagem a um jogador que se chamava Cleiton, o 2ºfilho deu-me o direito de escolher o nome que eu fiz ao sentir encantada com o soar do nome Daniel, dito por um colega de trabalho, ao telefone, falando com outra pessoa, sobre o nascimento de seu filho, mas teu pai já tinha um nome na manga,caso eu vacilasse, que era Edward, juro que não sei de onde ele tirou este nome, que como ele não pode dar ao 2°filho, deixou reservado para o terceiro, que todos os exames diziam se tratar de um menino. Aí nasceu a menina e ele não pode nem por na forma feminina.Como disse o Dan tive que escolher um nome na corrida e o fiz também pela sonoridade do nome nas conversas com uma amiga, cujo nome de sua filha era Karina.Mas teu pai tinha que por o bedelho dele e trocou a última letra. Aí vai mais uma história verídica de nomes.Iára

    ResponderExcluir