Curta no Facebook

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Exposição de fotos "AQUI, ALI E ACOLÁ"’, de Nilton Santolin – Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre - RS





Eu, batendo um papo com
o jornalista e músico
Domício Grillo durante a exposição
Amante de cinema como sou, tenho lá minhas pretensões de, um dia, realizar um filme meu, pois me considero apto a, na posição de diretor, conceber, gerenciar e transmitir as ideias de um projeto audiovisual. Mas sempre pondero nessa hora que, certamente, precisarei andar de mãos dadas com o diretor de fotografia, tendo em vista minha limitação técnica no manejo de iluminação, temperatura de lente e outros pormenores que só o fotógrafo é capaz de executar com seu conhecimento e com aquele ganho de qualidade característico. Um olhar perspicaz e aguçado que só os (bons) fotógrafos têm. Mesmo em fotos estáticas, foi esta qualidade “a mais” que pude conferir na abertura da exposição "Aqui, ali e acolá!" do amigo fotógrafo (e colorado!) porto-alegrense Nilton Santolin, na Casa de Cultura Mário Quintana, a qual segue lá no 7º andar até 28 de agosto.
"Negra e Branco"
Reunindo uma boa galera ligada à fotografia, dentre os quais os colegas de profissão Mauro Schaeffer, Dulce Helfer, Edison Vara e Itamar Aguiar, pude ver, entre uma taça de vinho e o gostoso som de Beatles tocado pela Nowhere Band, excelentes cliques (a maioria num apurado p&b) batidos em, como o título indica, algumas cidades por aí, como Rio de Janeiro, Paris, Morro de São Paulo (Bahia) e, claro, Porto Alegre. São registros entre o documental e o jornalístico carregados de arte, sensibilidade e bom humor – uma marca de Nilton –, presente em títulos e, principalmente, na abordagem empregada na concepção de algumas dessas imagens.
"A Canoa, o pescador e o mar"
As 20 fotos mostram desde detalhes de ruas, extraindo lirismo de cantos despercebidos das grandes cidades, até momentos inusitados e paisagens cotidianas, como a pictórica “Toruga na Serração” (e que ilustra o convite da exposição), uma impressionante tela onde as cores de uma nebulosa Porto Alegre noturna parecem ter sido pintadas a óleo tamanha a fusão de palhetas que os azuis e lilases aludem sob a luz branca dos postes. Noutra, a metaliguística “Negra e Branco”, são duas mãos dadas em close que suscitam uma poética história. Nilton conta que os personagens são o mais velho casal do bairro onde mora, o Santana: dona Lourdes, a negra, e seu Sérgio, o branco, que, com mais de 80 anos ambos, tiveram que lutar por seu amor interracial numa provinciana e preconceituosa sociedade gaúcha dos anos 50 para, vencida a batalha, estarem juntos até hoje. A foto registra, com simplicidade e encanto, na textura das peles enrugadas de gente batalhadora e no contraste cromático que suas melaninas sugerem, justamente esta união tão rica de significado.
Com definiu o jornalista Jayme Copstein no texto de apresentação da mostra, o que chama atenção na obra de Nilton Santolin é, além da reconhecida técnica, o talento de buscar “a imensidão escondida nas pequenas coisas, tesouro cada vez mais distante neste mundo de olhos turvados pelo gigantismo da tecnologia”.
*****************************


exposição "Aqui, Ali e Acolá"
Nilton interagindo com suas fotos.
fotos de Nilton Santoli
na Casa de Cultura Mário Quintana, 7° andar 
Rua dos Andradas, 736 - Centro - POA
visitação, até 28 de agosto
segunda-feira das 14h às 21h;
de terça à sexta-feira das 9h às 21h;
e sábado e domingo das 12h às 21h




Nenhum comentário:

Postar um comentário