Curta no Facebook

terça-feira, 26 de julho de 2011

Gang of Four - "Entertainment!" (1979)


"O índio sorri, ele acha que o cowboy é seu amigo.
O cowboy sorri, ele está feliz porque o índio foi tapeado.
Agora ele pode explorá-lo."
texto em torno dos quadrinhos
na capa do álbum



Estava ouvindo o “Entertainement!” do Gang of Four dia desses e pensando o quanto bandas que eu gosto muito beberam dele. A gangue de Leeds foi responsável provavelmente pela formação de grande parte da identidade musical da maioria das bandas dos anos 80, dos ditos pós-punk, mas também de uma boa galera dos 90 e mesmo dos tempos atuais. Ainda levava no sangue punk nas veias com uma certa agressividade sonora, com o minimalismo, com a crueza , mas já perseguia uma ideia de um som mais desenvolvido, mais elaborado, mais complexo na sua concepção, com os vocais entrecortados e silábicos de John King e baixos repletos de funk de Dave Allen.
“Entertaiment!” de 1979 é discaço com todas as letras. ÁLBUM FUNDAMENTAL com todas elas maiúsculas. Sonzaços do disco? Todas! Mas em especial a quebrada “Not Great Man”; a pegada punk legal de “I Found the Essence Rare”; uma parcela na antecipação do gótico na ruidosa “Anthrax”; e sobretudo a excelente “Ether” que abre o disco com sua levada indígena e ritualística.
Detalhe: a capa, totalmente pop art, é outro ponto a se destacar. Show de bola! Disco literalmente bom por dentro e por fora.
*********************************
FAIXAS:
  1. "Ether" – 3:52
  2. "Natural's Not in It" – 3:09
  3. "Not Great Men" – 3:08
  4. "Damaged Goods" – 3:29
  5. "Return the Gift" – 3:08
  6. "Guns Before Butter" – 3:49
  7. "I Found That Essence Rare" – 3:09
  8. "Glass" – 2:32
  9. "Contract" – 2:42
  10. "At Home He's a Tourist" – 3:33
  11. "5.45" – 3:48
  12. "Anthrax" – 4:23


Ouça:
Gang of Four Entertainment!


Cly Reis

Um comentário:

  1. O Enterteinment! é daquelas discos que eu já ouvia falar, tinha lido sobre e sabia de toda a aura mitológica quer o rodeava, como um Velvet & Nico, Fear of Music, o primeiro do Suicide, o Estudando o Samba. E, como todos estes, não me decepcionou. A sensação ao ouvir 'Ether' abrindo o disco, e depois as outras na sequência, foi a de estar ouvindo algo surpreendente e digno do mito. Baita disco. Dã.

    ResponderExcluir