“Obrigado Palestrina!
É uma linda noite!
É ótimo estar aqui e quero dedicar uma canção super-sexy a todos vocês…”
últimas palavras ditas por Mark Sandman
antes de sofrer um infarto fulminante no palco
Uma formação, no mínimo, curiosa: uma bateria, um sax e um contrabaixo. Sem guitarra. Isso mesmo. E mais: o baixo, funcionado como centro musical, tendo apenas duas cordas e na maior parte das vezes apresentando afinações um tanto peculiares. Com esta ousadia o Morphine trouxe em “Cure for Pain” de 1993 uma adorável mistura de rock, jazz, country e funk como poucas vezes se viu na hisória do rock.
A primeira faixa de trabalho da banda, a espetacular “Buena” é um jazz-rock alucinado bem pontuado num baixo embrigado e oscilante alternando com rompantes arrasadores do saxofone.
“Thusday” é outra das melhores, parecida com “Buena” até, bem impetuosa e pegada, trazendo um pouco mais de elementos de funk; “Sheila”, mais um destaque, é um pouco mais lenta e com mais ênfase no sax; e “In Spite of Me”, também bem legal, tocada no bandolim é uma das poucas que traz um elemento de corda que não seja o baixo aleijado de Mark Sandman (apenas 3 faixas tem alguma intervenção de guitarras).
Boas também, "Head With Wings" com o sax mandando ver, "Mary Won't You Call My Name?" com uma levada maiscountry; e a embalada "All Wrong" com seu ritmo todo quebrado.
Outro dos casos de um artista de altíssima qualidade e potencial que morreu cedo demais. Certamente o Morphine ainda teria muita coisa interessante para mostrar. Deixaram apenas quatro discos antes que Mark Sandman sofresse um infarto durante um show na cidade de Palestrina, na Itália.
Uma pena. Mas por outro lado, uma sorte que tenha dado tempo de nos deixarem um disco como “Cure for Pain”.
**********************************
FAIXAS:
- "Dawna" - 0:44
- "Buena" - 3:19
- "I'm Free Now" - 3:24
- "All Wrong" - 3:40
- "Candy" - 3:14
- "A Head With Wings" - 3:39
- "In Spite of Me" - 2:34
- "Thursday" - 3:26
- "Cure for Pain" - 3:13
- "Mary Won't You Call My Name?" - 2:29
- "Let's Take a Trip Together" - 2:59
- "Sheila" - 2:49
- "Miles Davis' Funeral" - 1:41
********************************
Ouça:
Morphine Cure for Pain
Cly Reis
Adoro esse disco também. Lembro que quando tu trouxeste o Morphine para casa me falou justamente isso: da formação esquisita, do baixo "desafinado" e com só duas cordas e do som super autêntico e cool. Como se não bastasse tudo isso ser verdade, a voz do Sandman é das mais bonitas que o rock já ouviu. Certamente.
ResponderExcluir