Curta no Facebook

segunda-feira, 26 de março de 2012

Porto Alegre - 240 anos

MOÇA ELEGANTE
nanquim de Hélio Ricardo Alves,
do livro "Porto Alegre foi Assim"
As palavras não são minhas, são de minha mãe: “Porto Alegre é uma moça elegante”. Mas ouso fazê-las minhas um pouquinho que seja, pois, além da óbvia consanguinidade, eu e minha mãe (cujos olhos hoje desfrutam da beleza do Rio de Janeiro, onde reside), somos porto-alegrenses e, mais do que isso, partilhamos da mesma impressão sobre esta bela jovem de maneiras charmosas chamada Porto Alegre. E diria mais: a sabida beleza imponente e sensual das mulheres da capital gaúcha se reflete inteiramente no corpo da cidade: em suas ruas, suas esquinas, suas fachadas, seus parques, suas gentes. Podem perceber, por exemplo, que Porto Alegre tem a estatura mediana das mulheres daqui: nem muito baixa, nem muito alta. Tamanho certo! Não fosse isso, seria impossível olhar para cima e visualizar o céu de azul intenso que nos cobre tanto nos dias de gelo quanto de bafo.
Outra particularidade feminíssima da cidade é sua luz. Intensa, marcante, solar, como se fosse uma modelo que o tempo todo posasse para os cliques. Quem vive aqui entende o verdadeiro significado da expressão “cidade-modelo”. Porto Alegre, na verdade, parece que desfila. Mesmo que geologicamente parada, dá a impressão de, às vezes, caminhar, seguindo no mesmo passo firme, delicado e decidido que suas mulheres têm. Aos 240 anos, a jovem Porto Alegre é uma cidade que anda do seu jeito. Nem mais lenta, nem mais ligeira que são paulos, coritibas, maceiós ou teresinas. Apenas no seu ritmo. Ritmo de uma cidade-moça elegante.


3 comentários:

  1. Parabéns à charmosa Porto Alegre! Iara.

    ResponderExcluir
  2. Porto é ariana, como eu, baixinha como eu e graciosa (o significado do meu nome, em italiano) como eu. Hahahahaa, agora descobri porque nasci lá. Eu sou obrigada a dizer que o Rio é a mais bonita do Mundo, mas Porto Alegre tem "um jeito legal". É acolhedora. Saudade da cidade! Parabéns pelos 240. Tão novinha, até nisso nos parecemos, eu fiz 24 !

    ResponderExcluir
  3. aonde disse baixinha, me referi à estatura dos prédios e das mulheres.

    Nesse pensamento, entende-se porquê São Paulo é o "Mundo da moda"

    ResponderExcluir