Curta no Facebook

quarta-feira, 4 de julho de 2012

"Sub" - Vários (1983)


"O Mundo vai acabar"
da letra de “Terceira Guerra”
do Fogo Cruzado


Vale coletânea?
Vale, ué!
Quem falou que não pode ter álbum com ias de um artista aqui nos ÁLBUNS FUNDAMENTAIS? Já teve ao vivo, compacto, EP, por que não poderia ter coletânea?
Até porque a seleção em questão é extremamente significativa para o seu segmento em particular. Falo do disco “Sub” , uma compilação de bandas punk nacionais do início dos anos 80, que junto com outra coletânea, “Grito Suburbano”, que podem ser consideradas de certa forma a síntese do punk paulista, que a rigor foi o berço do movimento no Brasil. Embora haja controvérsias quanto ao fato de Brasília ter dado início à tendência, com certeza a região operária de São Paulo, o ABC, com suas características de proletariado industrial, conjuntos habitacionais, até mesmo as lutas sindicais foram decisivas para a formação mais efetiva, ativa e característica do movimento punk brasileiro na periferia de São Paulo, como cantaria Gilberto Gil na sua "Punk da Periferia", ao passo que em Brasília a atitude ficava por conta de uma outra faixa social intermediária, composta por filhinhos de papai, de diplomatas ou  às vezes até mesmo por filhos de militares. Ou seja, a de São Paulo era mais autêntica, mais verdadeira, mais sincera e honesta.
E é isso que vemos no “Sub”. Aquele grito juvenil indignado, muitas vezes ingênuo, clamando por justiça social, por igualdade, por paz mundial em tempos de Guerra-Fria e ameaças nucleares, denunciando a fome, o desemprego, o racismo, o preconceito e o regime militar que àquelas alturas já estava no final e bem mais fácil de ser contestado em plena Abertura.
As músicas? Tosquice pura! Faixas curtas, muito barulho, limitação de recursos de gravação e absoluta falta de qualidade técnica dos músicos. As letras por sua vez, agressivas, raivosas, rebeldes, muitas vezes, demonstram extrema inocência até, com conceitos e idéias um tanto pueris (“O homem ingênuo sobe na vida
sem nada saber de sua burguesia”
), e não raro, deixando transparecer a extrema pobreza gramatical dos compositores que incorriam em erros de português clamorosos ( “a noite escureceu, o dia esclareceu” ou “eu vi a barca atravessando a avenida pareciam deguladores” ). Sem falar que muitas vezes os versos ficavam quase incompreensíveis dada a rapidez da música ou da pronúncia do vocalista.
A coletânea conta com quatro bandas: dois dos nomes mais importantes da cena punk brasileira, Cólera e Ratos de Porão, nessa época ainda sem o emblemático João Gordo, e os outros dois menos conhecidos do grande público, Fogo Cruzado e o Psykóze, que não ficam devendo em nada aos consagrados e por vezes roubam a cena com músicas até mais interessantes e mais bem elaboradas.
Destaques para “Vida Ruim” dos Ratos de Porão; do Cólera “Quanto Vale a Liberdade?” vale a indicação, e a que leva o ‘doloroso’ título “X.O.T.”, abreviação absurda de “Xantagem Ocasional Tramada” mesmo com seu erro grotesco de português; “Terceira Guerra Mundial” e “Buracos Suburbanos” são as melhores do Psykóze na minha opinião; e do Fogo Cruzado, os meus preferidos da coletânea, destaco “Delinqüentes”, “Inimizade” e “Terceira Guerra” com sua ‘bombinha’ caindo no final pra destruir tudo e finalizar o disco.
Lembro que o meu primo Lucio Agacê me apresentou isso empolgado na época que estava descobrindo essas coisas, o punk rock, o hardcore. Me mostrou brasileiros como o Vírus 27, o Olho Seco o Hysteria Oi, estrangeiros como o Exploited, Kennedy's , G.B.H. mas não curti muito de início. Estava mais voltado pro som dark dos anos 80  e  não dei muita atenção. Fui dar valor mesmo anos depois quando entendi que na verdade, punk, pós-punk, gótico, era tudo uma continuidade e muito do que eu ouvia era resultado do que os punks haviam desenvolvido. Aí saí à cata de coisas que eu não havia dado a devida atenção em outro momento e numa dessas topei com o “Sub” por aí e não tive nem dúvida: tinha que ser meu.
Entre tantas outras contribuições musicais na minha vida e nossas colaborações na época da nossa banda, devo ao Lucio essa iniciação ao som punk. Sem ele não teria conhecido esse universo e neste caso específico, o “Sub”, bola da vez aqui nos ÁLBUNS FUNDAMENTAIS.
Valeu por mais essa, Lucio!
**********************************

FAIXAS:
  1. "Parasita" (Ratos de Porão) - 01:11
  2. "Vida Ruim" (Ratos de Porão) - 01:32
  3. "Poluição Atômica" (Ratos de Porão) - 01:08
  4. "X.O.T." (Cólera) - 01:38
  5. "Bloqueio Mental" (Cólera) - 01:36
  6. "Quanto Vale a Liberdade?" (Cólera) - 02:18
  7. "Terceira Guerra Mundial" (Psykóze) - 01:42
  8. "Buracos Suburbanos" (Psykóze) - 01:33
  9. "Fim do Mundo" (Psykóze) - 00:55
  10. "Desemprego" (Fogo Cruzado) - 01:49
  11. "União entre Punks do Brasil" (Fogo Cruzado) - 01:23
  12. "Delinqüentes" (Fogo Cruzado) - 01:09
  13. "Não Podemos Falar" (Ratos de Porão) - 00:51
  14. "Realidades da Guerra" (Ratos de Porão) - 00:50
  15. "Porquê?" (Ratos de Porão) - 01:04
  16. "Histeria" (Cólera) - 01:11
  17. "Zero Zero" (Cólera) - 01:27
  18. "Sub-Ratos" (Cólera) - 01:13
  19. "Vítimas da Guerra" (Psykóze) - 00:54
  20. "Alienação do Homem" (Psykóze) - 00:53
  21. "Desilusão" (Psykóze) - 01:02
  22. "Inimizade" (Fogo Cruzado) - 01:17
  23. "Punk Inglês" (Fogo Cruzado) - 01:45
  24. "Terceira Guerra" (Fogo Cruzado) - 01:38
************************************************
Ouça:


por Cly Reis
para meu primo Lucio Agacê

3 comentários:

  1. Cara esse disco é tão fundametal,mas tão fudamental que mudou miha vida.
    foi hino pra quase todas peripécias adolescentes de um muleke negro morador de um distrito operário em uma região metropolitana a qual serviu de cenário para todas revoltas enquanto punk...

    ResponderExcluir
  2. Acho que, mais do que a qualidade técnica, a produção, o virtusismo ou qualquer outra qualidade sublime, coisas como esta que tu falas te é que fazem um disco FUNDAMENTAL. É qdo um disco tem o poder de udar a nossa cabeça, a nossa vida, a nossa história.
    Mudou a tua e poe extensão mudou a minha. Mudou a minha visão das coisas.
    Essas coisas é que valem na vida.

    ResponderExcluir
  3. Bá, e que dizer de mim. A influência na minha vida foi tanto que gerou um livro, que tô lançando agora. Claro, O Lúcio e fundamental nisso. Mudou as nossas vidas, certamente.

    ResponderExcluir