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sábado, 8 de julho de 2017

Einstürzende Neubauten - "Halber Mensh" (1985)



"O ponto de partida para Neubauten foi mesmo do fato que não tínhamos nada,
então eu realmente não tinha a opção de dizer
"Estou fazendo isso, estou fazendo aquilo,
ou talvez eu devesse tocar órgão".
Eu não tinha nenhuma dessas coisas
e eu não podia pagar nenhuma delas,
e tampouco não tinha ninguém para integrar o grupo.
Foi mais da conseqüência lógica do que podíamos ter, e foi nisso que deu.
Certamente, não começou como um conceito artístico para dizer
"vamos fazer algo diferente",
começou como uma extensão da situação de como vivíamos."
Blixa Bargeld,
vocalista, guitarrista e fundador do
Einstürzende Neubauten


O Einstürzende Neubauten tem uma obra tão consistente, coerente e qualificada que vários de seus trabalhos, como o brilhante álbum de estreia "Kollaps", o desconcertante "Haus Der Lüge", ou o ótimo "Tabula Rasa", poderiam ser mencionados em uma seção como a nossa de ÁLBUNS FUNDAMENTAIS, no entanto, destaco aqui o terceiro disco da banda, "Halber Mensh" de 1985, pelo fato de, na minha opinião, ser o mais sonoro da banda, no sentido musical. Não que isso seja um critério definitivo tampouco qualitativo para avaliar-se a obra de um grupo como este cuja transgressão sonora em muitos momentos talvez seja mais relevante que a musicalidade, mas o fato é que torna-se digno de maior admiração o fato de conseguirem conjugar de forma, muitas vezes tão improvável, um ruídos industriais quase indecifráveis à música tradicional bávara, por exemplo, ou até mesmo à música clássica.
O experimentalismo extremo, marca registrada da banda, está bem presente é claro, em "Halber Mensh", mas nele parece integrado de forma mais harmônica à música, sem deixar de ser, contudo, ainda extremamente perturbador e contundente.
Exemplo perfeito é a excelente "Der Tod Ist Ein Dandy", constituída a partir de uma barulheira infernal e incontrolável e, no entanto contraditoriamente, altamente sonora. Destaque também para a faixa título com seu trabalho vocal belíssimo e impressionantemente sinistro; para a teatral "Z.N.S" com sua condução no estilo de uma marcação de dança; para a "dançante" "Yü-Gung (Futter Mein Ego"; e para "Sand", que claramente contém elementos de música tradicional alemã e que, como curiosidade, aparece na trilha do bom filme "A Vida de David Gale", de Alan Parker.
Einstürzende Neubauten é aquele tipo de banda que qualquer disco é valioso no sentido artístico, nem que seja pela ousadia e experimentação, mas este, "Halber Mensh", além deste aspectos essenciais na trajetória da banda, pelo apuro técnico, pela qualidade, pela sonoridade, pela musicalidade superior dentro da discografia da banda, merece estar entre os nossos FUNDAMENTAIS.
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FAIXAS:
1 Halber Mensch 4:13
2 Yü-Gung (Futter Mein Ego) 7:14
3 Trinklied 1:15
4 Z.N.S. 5:40
5 Seele Brennt 4:05
6 Sehnsucht (Zitternd) 2:54
7 Der Tod Ist Ein Dandy 6:41
8 Letztes Biest (Am Himmel) 3:28
9 Das Schaben 9:21
10 Sand 3:30

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Ouça:
Einstürzende Neubauten Helber Mensh



Cly Reis

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