Curta no Facebook

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Iron Maiden - "Somewhere In Time" (1986)




"Up the Irons!"



O West Ham United embora não seja lá um clube de grande expressão no futebol inglês, é um dos mais tradicionais e um dos mais queridos da Inglaterra e mesmo não tendo uma torcida tão numerosa quanto a de outros londrinos como Arsenal, Chelsea e Tottenham pode se orgulhar pelo menos de ter um fiel e autêntico torcedor ilustre que leva seu nome aos quatro cantos do mundo. Steve Harris, baixista e fundador do Iron Maiden não só é torcedor fanático como já quis ser jogador do clube, tendo tentado a sorte nas categorias de base dos Hammers, como é conhecido o time, em sua adolescência. Dividido entre o futebol e sua outra paixão, a música, Harris, percebendo que sua aptidão não seria suficiente para encarar uma carreira profissional, optou pelo mundo da música e nós e que agradecemos. Harris ainda bate uma bolinha com seu time de pelada, o Maidonians, mas onde ele bate um bolão, de verdade, é à frente de sua banda, o Iron Maiden, uma das mais influentes e respeitadas de todos os tempos, não somente no universo metal, como em todo o mundo do rock.
Steve Harris não abandona o time nem no palco.
A munhequeira é das cores do clube e pode-se notar
um escudo do West Ham grudado no instrumento.
Com essa coisa toda de Dia do Rock e a boa campanha do English Team na Copa, aproveitamos para falar dos caras por aqui, mais especificamente do disco "Somewhere in Time", de 1986, trabalho de inspirações futurísticas que sofreu uma certa resistência inicial por parte dos fãs, por conta do uso de sintetizadores, mas que com o tempo teve uma justa reavaliação e hoje é visto como um dos melhores trabalhos do grupo britânico, sendo frequentemente reconhecido, em boas colocações, em listas de fãs.
Destaques para a faixa que abre o disco, "Caught Somewhere in Time", com sua levada arrebatadora e empolgante; para "Wasted Years", que a segue, um dos singles do álbum e uma das melhores músicas da discografia da banda; para a boa "Déjà Vu"; e para "Stranger in a Strange Land", preciosa, com um dos melhores solos de Adrian Smith no álbum.
Talvez o último grande disco do Iron Maiden, ainda que mais adiante tenham vindo bons trabalhos como "Brave New World", já deste século (2000) e o cultuado "Fear of The Dark", de 1992 mas que soam em muitos momentos como uma busca por auto-referência. "Somewhere in Time" por sua vez, consegue unir a tradição do melhor do Iron Maiden com o atrevimento de uma nova proposta, e o resultado é um trabalho equilibrado e original.
Como se não bastasse ser um grande disco musicalmente, a capa é um das mais criativas e complexas da banda e, novamente aparece uma alusão a futebol e ao clube do coração de Harris. Num dos painéis luminosos da cidade futurista inspirada em Blade Runner que ilustra a capa, aparece o placar de uma partida entre West Ham e Arsenal com uma vitória bem pouco real de 7x3 dos Hammers sobre os Gunners. "Up the Hammers!", então, como conclama o slogan da torcida do time londrino. Ou melhor, como na adaptação do bordão feita pelo fanático torcedor ilustre, "Up the Irons".
**************

FAIXAS:
1. "Caught Somewhere in Time" 7:25
2. "Wasted Years" 5:07
3. "Sea Of Madness" 5:42
4. "Heaven Can Wait" 7:21
5. "The Loneliness of the Long Distance Runner" 6:31
6. "Stranger in a Strange Land" 5:44
7. "Déjà Vu" 4:56
8. " Alexander the Great" 8:37


****************
Ouça:

Um comentário:

  1. Após o lançamento do monumental Powerslave (disco de 1984 que na minha opinião é O MELHOR do Iron Maiden - sugiro uma resenha dele aqui no blog) e do monstruoso disco ao vivo de 1985 Live After Death (com os melhores momentos da World Slavery Tour - turnê de Powerslave), em 1986 a Donzela de Ferro decidiu explorar novos territórios em sua música com o lançamento de Somewhere in Time. Se na época o disco foi criticado por essa experimentação, hoje o mesmo é reconhecido como um dos melhores trabalhos da banda e um clássico do heavy metal, e por certo mostrou que o Maiden realmente não teve medo de se arriscar nessa nova tendência que surgia em alta nesse tempo. Destaques para os singles "Wasted Years" e "Stranger in a Strange Land" que se tornaram também videoclipes promocionais e que até hoje são presenças obrigatórias nos shows do Maiden pelo mundo. No entanto, minha faixa favorita do SiT é "Heaven Can Wait" outra também muito tocada nos shows (que é o momento em que boa parte dos fãs sobem ao palco e fazem a festa junto com o Maiden). Deixo aqui uma ressalva sobre a faixa final do disco "Alexander the Great" que até hoje os fãs e seguidores da banda sonham em ouvi-la sendo tocada ao vivo, algo que não vem ocorrendo desde o lançamento deste disco em 1986. Acho que dificilmente nessa nova turnê deles essa música será tocada, mesmo com toda essa insistência dos fãs que vem se alongando há 30 e poucos anos...

    ResponderExcluir